MUNDO ENCANTADO DA LEITURA E DA ESCRITA
Pergunta Exploratória
Qual a importância da leitura e o que gostam de ler?
Expedição Investigativa
Na tarde do dia 18 de abril, dia em que se comemora o dia do livro, a turma do 1º ano da EMEF Carmen Lisboa Trindade realizou a expedição investigativa na Casa da Cultura Amario João Lazzari de Sobradinho. Na ocasião tiveram uma hora do conto com a profissional caracterizada pela personagem Emília, manusearam diversos livros e realizaram a leitura de imagens dos mesmos.
Após entrevistaram as pessoas que estavam visitando a Casa da Cultura e os profissionais que ali trabalham e a pergunta exploratória foi: Qual a importância da leitura e o que gostam de ler?
Objetivos
Incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura e da escrita, levando-os a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido, contribuindo assim no processo de alfabetização e letramento.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família
Articulação com o currículo
• Hora do conto;
• Interpretação oral de histórias;
• Roda de conversas para expressar desejos, necessidades, opiniões, preferências e sentimentos.
• Ouvir histórias e recontá-las;
• Agrupar letras formando sílabas, palavras e frases, realizando a leitura;
• Descobrir palavras através do alfabeto móvel e sílabas móvéis e anotar no caderno de descobertas;
• Visita do Sr Alfabeto nas casas dos alunos
• Bingo do alfabeto;
• Dramatizar histórias;
• Criar, reproduzir e narrar histórias;
• Interpretar imagens e histórias contadas;
• Sequência lógica de histórias;
• Identificar e caracterizar os personagens de uma história;
• Mascote: Sr. Sorriso visitará as famílias com livros para momentos de contação de histórias com registros.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No dia seguinte da expedição investigativa realizamos o conselho de grupo onde conversamos sobre a expedição e os alunos relataram o que mais gostaram, o que mais chamou sua atenção, quais livros que olharam, qual livro mais gostou, o que aprenderam e também se não gostaram de alguma coisa, relembramos a história que ouviram na hora do conto e realizamos uma interpretação oral da mesma, ao final fizemos o cartaz sobre o índice inicial.