Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Amando e Respeitando os animais
Pergunta Exploratória

Quais as espécies de animais que existem e quais deixaram de existir em nossa comunidade? Por quê?

Expedição Investigativa

No dia 19 de abril de dois mil e dezoito, realizamos a expedição investigativa em nossa comunidade onde o objetivo era buscar informações sobre a seguinte pergunta exploratória: Quais as espécies de animais que existem e quais deixaram de existir em nossa comunidade? Por quê?
Os alunos muito curiosos com máquinas fotográficas, binóculos e lupas registraram todos os animais que foram encontrando pelo caminho.
Muitas perguntas iam surgindo, muita troca de ideias e conclusões. Eles adoraram!
Ao voltarmos para sala de aula fomos apurando todos os dados coletados para a construção de nosso projeto.


Objetivos

Despertar os alunos e comunidade escolar sobre a importância de cuidar dos animais e do meio em que vivem com o intuito de preservação das espécies da fauna da nossa região, bem como da valorização dos animais usados para a alimentação humana.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores e pais.

Articulação com o currículo

-Assistir o filme: O Bambi
-Pesquisa com pais: Por que muito animais quase não existem mais em nossa comunidade?
-Identificar animais em extinção e suas causas: Construção de cartaz ; Formação de frases.
-Leitura de textos informativos sobre o assunto.
-Produção de texto e ilustrações.
-Realizar um passeio para observar a diferenças dos seres vivos e não vivos.
-Coletar objetos, recortar figuras e montar painel.
-Identificar diferença entre animais domésticos e selvagens; Pesquisa em livros didáticos; Produção de texto; construção de painel; Construção de gráficos
-Leitura do livro “O Mundinho dos Animais”. Confeccionar animais com dobradura, criar habitat.
-Pesquisa e registro sobre o assunto; Montar tabela da utilidade e dos prejuízos dos animais ao homem.
-Corrida com obstáculos com bichinhos; Ginástica historiada envolvendo animais.



Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos chegaram muito felizes com seus registros e visualizações. A turma toda tirou fotos, observaram animais com seus binóculos, máquina fotográficos e lupas. Todo o material usado na expedição foi confeccionado pelos alunos.
A aluna Caroline foi quem escreveu o nome de todos os animais encontrados. O que eles mais comentaram ao retornar da expedição foi sobre a preservação dos animais como protegê-los e porque a toca do tatu não existia mais.
Fizeram ilustrações sobre a expedição e também foi escolido o nome do projeto AMANDO E RESPEITANDO OS ANIMAIS.


Ficha Técnica
Escola
EMEF. CARMEN LISBOA TRINDADE

Diretor
EDINARA TURCATTO

Turma
2º e 3º ano

Número de alunos
29

Educadores
Joseane Pantz Buligon, Helena Erthal, Jane Izabel de Camargo.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Passa Sete

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
PUFV e SMECTDL

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
O projeto do PUFV é de grande importância para nossa escola, pois vem à encontro com o nosso trabalho docente. Os alunos e pais estão amando participar das atividades que estão acontecendo, espero que a partir do desenvolvimento dos conteúdos selecionados para serem trabalhados, os alunos compartilhem experiências e muito aprendizado, que possam realmente compreender o verdadeiro sentido da preservação e cuidado com os animais e o meio ambiente.
Joseane Pantz Buligon | Professor(a)