Amando e Respeitando os animais
Pergunta Exploratória
Quais as espécies de animais que existem e quais deixaram de existir em nossa comunidade? Por quê?
Expedição Investigativa
No dia 19 de abril de dois mil e dezoito, realizamos a expedição investigativa em nossa comunidade onde o objetivo era buscar informações sobre a seguinte pergunta exploratória: Quais as espécies de animais que existem e quais deixaram de existir em nossa comunidade? Por quê?
Os alunos muito curiosos com máquinas fotográficas, binóculos e lupas registraram todos os animais que foram encontrando pelo caminho.
Muitas perguntas iam surgindo, muita troca de ideias e conclusões. Eles adoraram!
Ao voltarmos para sala de aula fomos apurando todos os dados coletados para a construção de nosso projeto.
Objetivos
Despertar os alunos e comunidade escolar sobre a importância de cuidar dos animais e do meio em que vivem com o intuito de preservação das espécies da fauna da nossa região, bem como da valorização dos animais usados para a alimentação humana.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores e pais.
Articulação com o currículo
-Assistir o filme: O Bambi
-Pesquisa com pais: Por que muito animais quase não existem mais em nossa comunidade?
-Identificar animais em extinção e suas causas: Construção de cartaz ; Formação de frases.
-Leitura de textos informativos sobre o assunto.
-Produção de texto e ilustrações.
-Realizar um passeio para observar a diferenças dos seres vivos e não vivos.
-Coletar objetos, recortar figuras e montar painel.
-Identificar diferença entre animais domésticos e selvagens; Pesquisa em livros didáticos; Produção de texto; construção de painel; Construção de gráficos
-Leitura do livro “O Mundinho dos Animais”. Confeccionar animais com dobradura, criar habitat.
-Pesquisa e registro sobre o assunto; Montar tabela da utilidade e dos prejuízos dos animais ao homem.
-Corrida com obstáculos com bichinhos; Ginástica historiada envolvendo animais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos chegaram muito felizes com seus registros e visualizações. A turma toda tirou fotos, observaram animais com seus binóculos, máquina fotográficos e lupas. Todo o material usado na expedição foi confeccionado pelos alunos.
A aluna Caroline foi quem escreveu o nome de todos os animais encontrados. O que eles mais comentaram ao retornar da expedição foi sobre a preservação dos animais como protegê-los e porque a toca do tatu não existia mais.
Fizeram ilustrações sobre a expedição e também foi escolido o nome do projeto AMANDO E RESPEITANDO OS ANIMAIS.