Em busca do tesouro
“ Antes de começar o programa "a união faz a vida" eu não sabia que a coruja é carnívora, e que a teia da aranha saia das fiandeiras.
Teve um dia que dois homens foram mostrar para gente alguns videos de aranhas, escorpiões, cobras e eu não sabia que eles eram aracnídeos.
A professora passou várias tarefinhas e nós aprendemos várias coisinhas. Eu aprendi muito sobre esses e sobre as raízes comestíveis.
Lívia Garcia de Oliveira | aluno(a)
“ A palestra sobre os aracnídeos e animais peçonhentos foi muito interessante, pois minha filha ficou impressionada e entusiasmada.
Ela soube explicar as características de cada animal, fazendo observações que ficou interessante. Ela ainda explicou sobre os cuidados para prevenir acidentes e para evitar as condições adequadas onde estes animais podem se esconder. A minha filha também relatou sobre os mais perigosos e venenosos.
Wesley, pai da Ana Clara Bittencourt | responsável
Pergunta Exploratória
Qual é o segredo do baú?
Expedição Investigativa
No dia 25/04/2018, os alunos do 3º Ano "A", realizaram uma visita no horto florestal de Ibiporã com o objetivo de encontrar o baú do tesouro e descobrir o segredo que tinha dentro dele. O trajeto foi acompanhado por dois guias, uma avó de aluno, pela coordenadora e pelo professor de arte André Antonio Zambaldi que foi orientando os alunos durante a trilha, pois era preciso prestar muita atenção para encontrar as pistas que levariam até o baú.
Objetivos
O tema solo e subsolo foi escondido por ser abrangente em vários seguimentos e também por estar de acordo com o currículo escolar do 3º ano.
Comunidade de Aprendizagem
Palestra com o biólogo João Marcos Silva para tirar as dúvidas que ainda possuíam e complementar o que já haviam aprendido e ampliar o conhecimento deles.
Articulação com o currículo
Matemática: Situações problemas, operações de multiplicação.
História: Reflexão sobre a história da família (lazer, moradia e alimentação).
Geografia: Elementos da superfície terrestre, os seres vivos que habitam a superfície terrestre, elementos que são frutos do trabalho humano.
Língua Portuguesa: Textos informativos, Aula expositiva, ecossistemas, tipos de linhas.
Ciências: Ecossistema, solo.
Arte: Solo, escultura, tridimensional, criação de tintas com elementos naturais.