A CIGARRA
“ Fiquei muito feliz em ver meu filho aprendendo e se desenvolvendo com as atividades e expedições que foram feitas. É bom ver o quanto as crianças gostam de conhecer coisas novas, ver o que eles estão fazendo e aprendendo de forma concreta, podendo pegar no objeto de pesquisa. Estou mesmo muito contente.
Mãe | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o filme da cigarra e da formiga?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi contemplada através da observação das crianças assistindo o filme A CIGARRA E A FORMIGA.
Objetivos
Despertar o interesse, a percepção e o reconhecimento dos elementos que integram o cotidiano.
Comunidade de Aprendizagem
Lenilza Inácio
Articulação com o currículo
O cotidiano na Educação Infantil é movido por vivências pautadas nas funções de EDUCAR e CUIDAR. Estas funções são dinamizadas pelas interações e brincadeiras onde as crianças se desenvolvem enquanto sujeitos sociais e históricos, cuja representação se faz no tempo da infância. Com base nos direitos de aprendizagens, é nos campos de experiências que prosperam a construção das aprendizagens cotidianas. Tão importante quanto oferecer novas oportunidades de conhecimento é, sem dúvida, resgatar e identificar os saberes que fazem parte das experiências já vividas pelos pequenos. Foi com este entendimento que o projeto surgiu e, ao olhar para a caracterização da turma, a expedição sugerida não apenas foi um marco para o desenvolvimento, mas uma construção coletiva onde as crianças interagiram com variados movimentos, estabelecendo o pertencimento ao tema A CIGARRA. No semblante das crianças o tema foi percebido e, assim as ações pedagógicas favoreceram a fala, a escuta e as produções.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, onde todas as expressões das crianças foram observadas, registradas e, serviram de análise para a escolha do tema.