A CIGARRA
                                                                	“ Fiquei muito feliz em ver meu filho aprendendo e se desenvolvendo com as atividades e expedições que foram feitas. É bom ver o quanto as crianças gostam de conhecer coisas novas, ver o que eles estão fazendo e aprendendo de forma concreta, podendo pegar no objeto de pesquisa. Estou mesmo muito contente.                                    
                                     Mãe | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o filme da cigarra e da formiga?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A Expedição Investigativa foi contemplada através da observação das crianças assistindo o filme A  CIGARRA  E  A FORMIGA. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Despertar o interesse, a percepção e o reconhecimento dos elementos que integram o cotidiano. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Lenilza Inácio 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 O cotidiano na Educação Infantil é movido por vivências pautadas nas funções de EDUCAR e CUIDAR. Estas funções são dinamizadas pelas interações e brincadeiras onde as crianças se desenvolvem enquanto sujeitos sociais e históricos, cuja representação se faz no tempo da infância. Com base nos direitos de aprendizagens, é nos campos de experiências que prosperam a construção das aprendizagens cotidianas. Tão importante quanto oferecer novas oportunidades de conhecimento é, sem dúvida, resgatar e identificar os saberes que fazem parte das experiências já vividas pelos pequenos. Foi com este entendimento que o projeto surgiu e, ao olhar para a caracterização da turma, a expedição sugerida não apenas foi um marco para o desenvolvimento, mas uma construção coletiva onde as crianças interagiram com variados movimentos, estabelecendo o pertencimento ao tema A CIGARRA.  No semblante das crianças o tema foi percebido e, assim as ações pedagógicas favoreceram a fala, a escuta e as produções. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 O processo assemblear ocorreu de forma participativa, onde todas as expressões das crianças foram observadas, registradas e, serviram de análise para a escolha do tema.