Cachorro
                                                                	“ Gostei muito de ir no pet shop. Os cachorros chegam no pet shop para tomar remédio e para não ficarem doentes. Os cachorros ficam limpos quando saem do pet shop.                                    
                                     Lucas | aluno(a) 
                                                                	“ Toda vez que o Lucas chegava em casa, contava tudo sobre o cachorro, o que ele fez de atividade e sobre o passeio. Disse que gostou muito de visitar o pet shop e que conheceu o lugar onde os cachorros ficam limpos, tomam banho. Também gostou muito de andar de ônibus pela cidade.                                    
                                     Denise  (mãe do Lucas) | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
O que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo da casinha?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Observação das crianças assistindo o vídeo da casinha. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Desenvolver a percepção de diferentes elementos presentes nos recursos audiovisuais. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Lenilza Inacio 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 O conjunto das experiências pedagógicas desenvolvidas pelas educadoras no contexto do projeto contemplaram o reconhecimento do cachorro como elemento de interesse das crianças e, a partir do mesmo, diferentes estratégias foram desenvolvidas com a turma. 
Para contribuir com as vivências  das crianças, construções individuais e coletivas fizeram o cotidiano se transformar em uma realidade prazerosa e diversificada.  Com o projeto O CACHORRO, as famílias das crianças se tornaram mais próximas e estabeleceram a parceria com a Creche e, em especial, com o desenvolvimento dos filhos. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 O processo assemblear ocorreu de forma participativa, onde todas as crianças foram observadas pelas educadoras em suas diferentes expressões.