Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

Literatura Infantil As crianças demonstraram alegria ao se envolver com a magia dos livros, o processo de socialização de ideias e conhecimentos foi bastante gratificante. Foi clara a percepção de que algumas crianças tinham um envolvimento maior com o manuseio dos livros enquanto algumas foram mais dispersas. Foi muito gratificante participar desse momento relevante e verificar o encantamento causado pelas novas descobertas proporcionadas através dos livros infantis.
VIVIANE DA SILVA MENDES | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem a história dos três porquinhos?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu por meio da observação das crianças conhecendo a história dos três porquinhos.

Objetivos

Apreciar histórias, reconhecendo seus personagens e elementos que fazem parte da narrativa.

Comunidade de Aprendizagem

VIVIANE DA SILVA MENDES

Articulação com o currículo

A Literatura Infantil é um dos recursos potencializadores da dinâmica pedagógica com as crianças e, no contexto da turma do maternal, favoreceu os direitos da oralidade, da expressividade por meio de registros e da comunicação. Através da exploração das histórias, a professora desenvolveu várias atividades interpretativas, mediando situações protagonísticas com as crianças. Neste sentido, o desenvolvimento do imaginário social e, do reconhecimento dos diferentes elementos que participam dos contextos apreciados. Com o projeto, os direitos de aprendizagens foram garantidos e, as crianças se envolveram nas ações, vivenciando com prazerosidade cada atividade realizada. O projeto foi até às casas das crianças e sensibilizou os familiares para cotidianamente dedicarem um tempo para a contação de histórias para os filhos, pois além de ser um momento de aproximação e integração, favorece muito a aprendizagem e o desenvolvimento dos filhos.


Ficha Técnica
Escola
Creche Pequeno Príncipe

Turma
Mat I A

Número de alunos
12

Educadores
Alexandrina Maria Pereira de Farias

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Maria Helena da Silva
Lenilza Inacio

Durante o desenvolvimento, foi incluído a leitura diária como rotina na sala. As crianças adquiriram a percepção de manuseio dos livros e a necessidade de cuidados com materiais usados para a leitura. As crianças fizeram diversas atividades relativas ao hábito da leitura, foi muito relevante verificar o envolvimento das crianças com os personagens apresentados. Percebem que a leitura é e sempre será motivo de encantamento e que isso independe de idade. Porém, é importante ressaltar que quando alguém na família pratica a leitura a criança encara os livros e todo o processo de contato com os livros com maior destreza e naturalidade.