O gato
“ Eu gostei muito do projeto por que fui a noivinha da história e as atividades eram legais.
Lorrayne Oliveira de Souza | aluno(a)
“ Todos os dias ela chegava em casa empolgada e relatava cada atividade feita sobre o projeto e a atividade que ela mais gostou foi a confecção do rato com rolinhos de papel higiênico e o teatro sobre o casamento.
Eliana Oliveira de Souza | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história da Carochinha e o João Ratão?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através da história A CAROCHINHA E O JOÃO RATÃO.
Objetivos
Despertar o interesse pelo respeito e cuidado com os animais.
Comunidade de Aprendizagem
Josiane Luis Barbosa
Articulação com o currículo
A proposta curricular da Educação Infantil se pauta nas interações e brincadeiras e, neste sentido, as ações pedagógicas precisam contemplar a participação das crianças e o protagonismo diante dos campos de experiências. A partir dos interesses das crianças, o planejamento contemplou ações didáticas interdisciplinares, onde as áreas se encontraram e estabeleceram uma aproximação e um diálogo, com foco nas vivências de aprendizagens significativas para as crianças, principalmente porque partiram do que as crianças conhecem. Com o projeto O GATO, este processo foi concretizado e todas as atividades desenvolvidas fomentaram a integração de toda a turma e a aprendizagem. Surgiram diversos questionamentos e indagações realizados pelos pequenos, como:
A vida de gato é legal?
Por que gato não gosta de tomar banho?
Gato tem sete vidas?
O que o gato come?
Tem gato de todas as cores?
Com o projeto a sensibilidade das crianças foi desenvolvida e, os saberes inerentes ao tema foram aprofundados.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e participativa.