Vovô
“ Aprendi muitas coisas a respeitar os avós, cuidar deles, ajudar os idosos a andar, fazer menos barulhos pra não incomodar e a compreender os avós e também fazer companhia para eles.
Camille Silva de Oliveira | aluno(a)
“ Durante o projeto, a Camille aprendeu muitas coisas que ela não tinha ouvido falar. Sobre como eram as coisas no tempo dos avós dela.
E com a realização do projeto, ela pode compreender a vida das pessoas idosas e suas necessidades do dia a dia. Assim, aprendeu a ajudar o avós dela quando tem dificuldade em alguma coisa.
Angelina da Silva (mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história "A princesa está chegando" e observar tudo o que acontece nela?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da narrativa A PRINCESA ESTÁ CHEGANDO!
Objetivos
Desenvolver o gosto pela leitura, impulsionando sua realização de forma autônoma e fluente em diferentes situações cotidianas e o reconhecimento da mesma nos variados gêneros textuais.
Comunidade de Aprendizagem
Os avós das crianças participaram de rodas de conversas e dialogaram sobre sua experiências.
Articulação com o currículo
A proposta curricular para o 2 ano contempla um olhar atencioso para a construção da competência leitora e escritora, pois nesta etapa formativa, as crianças estão imersas no universo letrado e precisam se relacionar e fazer uso do mesmo de forma autônoma. Com este entendimento, a narrativa "A PRINCESA ESTÁ CHEGANDO!" foi utilizada como Expedição Investigativa. De fato, a narrativa possibilitou a garantia dos direitos de leitura, interpretação e produção textual das crianças e, foi além dos conteúdos previstos, abraçando um tema pertinente e de grande relevância. O projeto VOVÔ foi até as famílias das crianças e aproximou os avós da rotina da turma realizando oficinas e rodas de conversas entre avós e netos. Foram momentos únicos na vida das crianças e, certamente fortaleceram as relações entre as famílias e o reconhecimento dos avós na vida dos netos. Isto ficou claro nas falas tanto dos avós quanto da turma como um todo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, permitindo a expressividade das crianças na escolha do tema do projeto.