CUIDANDO DOS ANIMAIS
“ APRENDI QUE TEMOS QUE TER CUIDADO COM OS ANIMAIS. QUE TEMOS QUE DAR VACINAS NOS ANIMAIS. QUE TEM QUE DAR RAÇÃO, ÁGUA E TAMBÉM AMOR. QUE TEM ANIMAIS QUE FICAM LIVRES.
O QUE EU MAIS GOSTEI FOI DO PEIXE QUE SOLTAVA ESPIRROS E DAS VACAS QUE TINHAM CHIFRES E O BEZERRINHO.
GABRIELLY DOS SANTOS HORBACK | aluno(a)
“ ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSE PROJETO SOBRE OS ANIMAIS, MINHA FILHA FICOU ENCANTADA EM CONHECER O PET-SHOP E EM SABER QUE OS ANIMAIS TAMBÉM FICAM DOENTES E QUE PRECISAM DE TOMAR VACINAS.
NO SÍTIO ELA FICOU APAIXONADA PELOS ANIMAIS QUE VIU. ALGUNS ELA AINDA NÃO TINHA VISTO E ESSE PROJETO AJUDOU ELA A CONHECER.
ELA NÃO SABIA QUE TINHAM ALIMENTOS QUE OS CACHORROS NÃO PODIAM COMER, COMO BOLACHAS, PÃO, PIZZA E AGORA ELA ESTÁ ORIENTANDO A FAMÍLIA A NÃO OFERECER ESSES ALIMENTOS.
JULIANA FÁTIMA DE PAULA HORBACK (mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história da Família Sol, Lá, Si...?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da História da Família Sol, Lá, Si.
Objetivos
Identificar os animais e a importância das ações dos seres humanos na vida dos diferentes seres vivos que integram o ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Josiane Luiz Barbosa
Articulação com o currículo
O trabalho com a disciplina de Ciências, quando desenvolvido de forma criativa e vivencial, permite que o currículo se constitua em um conjunto de experiências prazerosas e significativas. Este entendimento foi ilustrado na turma do 1 ano, sob a mediação da docente Juliana que, sempre se mostrou encantada com a arte de fazer com as crianças e de criar com elas situações educativas para além dos muros escolares. Com olhar atento às características da turma e, com a preocupação de garantir os direitos de aprendizagens nas diferentes disciplinas, o projeto CUIDANDO DOS ANIMAIS foi realizado. Várias questões impulsionaram as ações pedagógicas, sendo as de destaque:
Por que os animais são deixados nas ruas?
Por que os animais fogem de suas casas?
Eles comem todos os dias nas ruas?
Para onde foram os animais que saíram dos circos?
A partir destas e outras curiosidades o projeto foi dinamizado e, na percepção das crianças, as aprendizagens foram significativas e aplicadas no dia a dia.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Processo Assemblear ocorreu de forma democrática contando com o empenho, a participação e a vibração de todas as crianças.