Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Vida de formigas O projeto formiga contribuiu para meu aprendizado porque descobri que as formigas trabalham em equipe e cada formiga tem uma função dentro do formigueiro ou fora. Que todas as formigas não dormem ao mesmo tempo pois quando uma está dormindo as outras estão trabalhando. A formiga que tem a mordida mais dolorida é a Tucandira.
Vinicius Arthur Pes Pavani | aluno(a)
Minha filha disse: foi muito divertido e muito interessante participar desse projeto pois adquiri muito conhecimento sobre a vida da formiga. Aprendi muitas coisas como: onde vivem as formigas, o que comem, quantas espécies que existem no mundo e no Brasil entre outras coisas.
Paola Picciuto Vargas | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história de uma formiga especial e observar tudo o que chamar nossa atenção?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada através da HISTÓRIA UMA FORMIGA ESPECIAL.

Objetivos

Desenvolver o senso de responsabilidade, de cuidado, de fraternidade e de cooperação entre as crianças.

Comunidade de Aprendizagem

Ms. Erlan Cruz Grandis _ Biólogo

Articulação com o currículo

A construção das práticas escolares se efetiva com a integração de experiências sensitivas e cooperativas, onde as crianças atuam como principais protagonistas e, neste sentido, tanto as disciplinas, quanto as estratégias de aprendizagem precisam garantir autonomia e criação.
Com este entendimento, a expedição investigativa foi realizada e, com a intenção de provocar a percepção de valores e de sua aplicabilidade na vida humana, a professora Giomara desenvolveu várias atividades. Entre elas, a escolha do tema, que ocorreu de forma democrática. Com o projeto VIDA DE FORMIGAS, as crianças dialogaram sobre os saberes que tinham e impulsionaram o planejamento para responder as seguintes perguntas:
Por que as formigas gostam de açúcar?
As formigas realmente guardam comida?
Por que cavam túneis?
Elas dividem mesmo as tarefas e trabalhos?
Comem restos de animais ou insetos?
Do que elas realmente se alimentam?
A partir destas questões, a comunidade de aprendizagem foi mobilizada.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática, onde as crianças votaram no tema do projeto e em comum acordo escolheram como tema VIDA DE FORMIGA.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Nazaretti

Turma
3 ano F

Número de alunos
23

Educadores
Giomara Camargo dos Santos

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Josiane Luiz barbosa

O projeto foi interessante e despertou o interesse dos alunos para o tema. Durante o projeto, o trabalho em equipe, a união, o conhecimento e outros aspectos se destacaram no dia a dia do desenvolvimento do mesmo. A aprendizagem durante o decorrer deste projeto foi algo que aconteceu naturalmente sem maiores esforços.