Vida de formigas
“ O projeto formiga contribuiu para meu aprendizado porque descobri que as formigas trabalham em equipe e cada formiga tem uma função dentro do formigueiro ou fora. Que todas as formigas não dormem ao mesmo tempo pois quando uma está dormindo as outras estão trabalhando. A formiga que tem a mordida mais dolorida é a Tucandira.
Vinicius Arthur Pes Pavani | aluno(a)
“ Minha filha disse: foi muito divertido e muito interessante participar desse projeto pois adquiri muito conhecimento sobre a vida da formiga. Aprendi muitas coisas como: onde vivem as formigas, o que comem, quantas espécies que existem no mundo e no Brasil entre outras coisas.
Paola Picciuto Vargas | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história de uma formiga especial e observar tudo o que chamar nossa atenção?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através da HISTÓRIA UMA FORMIGA ESPECIAL.
Objetivos
Desenvolver o senso de responsabilidade, de cuidado, de fraternidade e de cooperação entre as crianças.
Comunidade de Aprendizagem
Ms. Erlan Cruz Grandis _ Biólogo
Articulação com o currículo
A construção das práticas escolares se efetiva com a integração de experiências sensitivas e cooperativas, onde as crianças atuam como principais protagonistas e, neste sentido, tanto as disciplinas, quanto as estratégias de aprendizagem precisam garantir autonomia e criação.
Com este entendimento, a expedição investigativa foi realizada e, com a intenção de provocar a percepção de valores e de sua aplicabilidade na vida humana, a professora Giomara desenvolveu várias atividades. Entre elas, a escolha do tema, que ocorreu de forma democrática. Com o projeto VIDA DE FORMIGAS, as crianças dialogaram sobre os saberes que tinham e impulsionaram o planejamento para responder as seguintes perguntas:
Por que as formigas gostam de açúcar?
As formigas realmente guardam comida?
Por que cavam túneis?
Elas dividem mesmo as tarefas e trabalhos?
Comem restos de animais ou insetos?
Do que elas realmente se alimentam?
A partir destas questões, a comunidade de aprendizagem foi mobilizada.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, onde as crianças votaram no tema do projeto e em comum acordo escolheram como tema VIDA DE FORMIGA.