Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Tipos de Moradia Para mim o que foi mais importante foi a ajuda que recebi do meu pai para a confecção da maquete. Foi muito bom contar com ele no projeto e aprender sobre os tipos de casas.
Helder | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vamos realizar um passeio pelas ruas de Campos de Julio e observar tudo o que estiver no caminho?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através de um passeio pelas ruas de Campos de Júlio.

Objetivos

Reconhecer os tipos de moradias presentes na comunidade, identificando suas características e sua importância na composição da cidade.

Comunidade de Aprendizagem

Josiane Luiz Barbosa

Articulação com o currículo

A proposta curricular da turma do 2 ano contempla a aproximação entre as disciplinas de História e Geografia. Com a aproximação, os assuntos se entrecruzam, os compositivos dialogam e possibilitam o enriquecimento dos conhecimentos das crianças pois permitem o reconhecimento dos conteúdos além das práticas escolares. Com o projeto TIPOS DE MORADIAS, as crianças exploraram os diferentes cenários que integram a área urbana da cidade e perceberam as diversificações nas estruturas físicas, observando e percebendo que em meio a elas, existem questões econômicas, culturais e sociais. Outro aspecto importante que o projeto proporcionou, foi o sentimento de pertencimento das crianças e de cuidado com o meio.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, utilizando a votação como instrumento para a escolha do projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Nazaretti

Turma
2 ano A

Número de alunos
20

Educadores
Arcilei da Silva

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Josiane Luis Barbosa

Ao realizarmos o passeio, como ação do Índice Formativo e pararmos em uma construção, tivemos a possibilidade da teoria e a prática serem desenvolvidas, onde os alunos olharam de perto como se assenta um tijolo em uma parede, como é o trabalho dos profissionais e quais materiais são utilizados em uma construção.