O sapo
“ Eu gostei, mas tenho medo de sapo. Só que minha mãe disse que toda vida é criação de Deus e deve ser respeitada.
Barbara Candido de Paula | aluno(a)
“ Na minha opinião, contribuiu de forma abrangente para o aprendizado de minha filha pois ela nunca se entusiasmou tanto para saber sobre o sapo.
Rosi Baldo | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e ver o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A História _ BOM DIA TODAS AS CORES foi utilizada pela professora Queila como exploração da Expedição Investigativa.
Objetivos
Incentivar o gosto pela leitura a partir de várias situações e contatos com a Literatura Infantil.
Comunidade de Aprendizagem
José Aparecido da Silva - biólogo
Articulação com o currículo
A dinâmica de trabalho na Educação infantil prevê um processo interativo pautado no reconhecimento da criança como sujeito de direitos. Neste sentido, pensar sobre as características da turma e sobre uma intencionalidade pedagógica condizente com a proposta curricular da escola foi a provocação feita para a professora que evidenciou uma preocupação com a linguagem enquanto área do conhecimento e enquanto direito de aprendizagem. A partir deste reconhecimento, foi potencializada a expedição investigativa, considerando a Literatura Infantil como canal para a participação e o protagonismo das crianças, pois a mesma é instigante e apresenta diversos elementos que conversam com os interesses e necessidades da turma. Assim, o projeto O SAPO mobilizou a comunidade de aprendizagem que foi convidada para responder às indagações das crianças quanto aos seguintes questionamentos:
O sapo tem família? O que ele gosta de comer? O sapo vive quanto tempo? O sapo pode ser utilizado? Como o sapo se desenvolve?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, onde as crianças vivenciaram esta etapa com a experiência da votação secreta.