Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

Mais histórias
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar o que chama nossa atenção?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da história "Carlota Barbosa" A Bruxa Medrosa.

Objetivos

Desenvolver as competências leitoras, escritoras e interpretativas no reconhecimento e uso dos gêneros textuais.

Comunidade de Aprendizagem

Josiane Luiz Barbosa

Articulação com o currículo

O trabalho com as crianças que frequentam o espaço de Articulação ocorre de forma diferenciada e autêntica. As crianças deste universo precisam de um olhar atencioso para com suas habilidades e do reconhecimento de seus processos de aprendizagem. Com esta consideração, não é possível pensar o desenvolvimento de uma prática comum a todos pois requerem estratégias diversificadas, assim como o resgate da estima e das crianças como sujeitos ativos e capazes. Com a intenção de garantir a leitura, a escrita e a interpretação, foi utilizado como expedição investigativa a literatura infantil e, com ela, o encanto, o imaginário e a produção das crianças foi tornando atrativo o cotidiano na escola. Com o projeto "Mais História", as crianças questionaram: podemos escrever histórias em que super heróis vencem os monstros?
A professora pode ler mais que uma história por dia?
Como a gente faz para contar histórias com aquelas coisas de botar nas mãos que tem na brinquedoteca?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa, onde a estratégia que fomentou este processo foi a roda de conversa.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Nazaretti

Turma
Articulação

Número de alunos
15

Educadores
Claudia Ines Kaim Pieniz

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Lucicleia Ribeiro Batista
Greici Amann

No desenvolvimento da segunda parte do projeto, a empolgação dos alunos, quando decidido por eles na roda de conversa que o projeto seria “Mais Histórias”, se torna um momento em que chego à conclusão que não poderia estar em outra profissão.
Quando acreditei ter obtido os resultados que o objetivo do projeto propunha, me veio a maior admiração pela proposta desenvolvida pois, ao explicar como manusear os fantoches, sugeri que cada aluno fosse para o palco (cortinas, cenário) e com fantoche de pessoa contasse um acontecimento da vida diária do aluno. Nesse momento os alunos com problemas familiares narraram episódios trágicos e tristes de perdas familiares como forma de expor e libertar-se da angustia que lhes afligia.