Lemos o mundo
“ No projeto, aprendemos a escrever melhor, a ler com fluência e também coisas novas e interessantes de uma maneira divertida sobre a importância da literatura em nossas vidas.
Lavínia Nejem Soares. | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vamos assistir o vídeo e observar nas diferentes expressões o que é possível aprendermos?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu de forma dinâmica, contextualizada e participativa, onde o território observado foi o VÍDEO A MENINA QUE ODIAVA LIVROS.
Objetivos
Fortalecer as práticas de leitura na vida cotidiana de forma autônoma, fluente, dinâmica e consciente.
Comunidade de Aprendizagem
Joel Antonio Celso
Escritor
Articulação com o currículo
A construção da leitura na escola, enquanto elemento do currículo é um desafio cotidiano. Não basta ler para ser um leitor, assim como não basta reconhecer os símbolos gráficos no contexto atual para saber resolver os conflitos emergentes. É necessário fazer uso da leitura nos diferentes locais, espaços e situações e, utiliza-la com prazerosidade, o que é o alvo do projeto. Com o tema LEMOS O MUNDO, a turma toda mudou os hábitos e, ao conhecerem o escritor, ficaram motivados e, começaram a ler mais para produzir mais e melhor. Neste sentido, o currículo deixou de ser um marco prescritivo e se tornou um conjunto de experiências diferenciadas e encantadoras para todos os integrantes do 4 ano, inclusive para os familiares que contribuíram muito com o projeto.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, através de eleição do tema do projeto.