Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Lemos o mundo No projeto, aprendemos a escrever melhor, a ler com fluência e também coisas novas e interessantes de uma maneira divertida sobre a importância da literatura em nossas vidas.
Lavínia Nejem Soares. | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vamos assistir o vídeo e observar nas diferentes expressões o que é possível aprendermos?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu de forma dinâmica, contextualizada e participativa, onde o território observado foi o VÍDEO A MENINA QUE ODIAVA LIVROS.

Objetivos

Fortalecer as práticas de leitura na vida cotidiana de forma autônoma, fluente, dinâmica e consciente.

Comunidade de Aprendizagem

Joel Antonio Celso
Escritor

Articulação com o currículo

A construção da leitura na escola, enquanto elemento do currículo é um desafio cotidiano. Não basta ler para ser um leitor, assim como não basta reconhecer os símbolos gráficos no contexto atual para saber resolver os conflitos emergentes. É necessário fazer uso da leitura nos diferentes locais, espaços e situações e, utiliza-la com prazerosidade, o que é o alvo do projeto. Com o tema LEMOS O MUNDO, a turma toda mudou os hábitos e, ao conhecerem o escritor, ficaram motivados e, começaram a ler mais para produzir mais e melhor. Neste sentido, o currículo deixou de ser um marco prescritivo e se tornou um conjunto de experiências diferenciadas e encantadoras para todos os integrantes do 4 ano, inclusive para os familiares que contribuíram muito com o projeto.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática, através de eleição do tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Nazaretti

Turma
4 ano

Número de alunos
24

Educadores
Maria Suely Alves da Silva Lagoa

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Greici Amann

Resolvi participar da Expedição Investigativa porque acredito que a escola é um lugar para construir prazerosamente o conhecimento e também para sair da rotina e experimentar uma nova metodologia.
A metodologia proposta pelo programa A UNIÃO FAZ A VIDA propõe que a criança construa o conhecimento através da pesquisa desenvolvendo atividades, dinâmicas criativas, coletivas e lúdicas.
As crianças se empenharam em desenvolver as atividades propostas e aprenderam a importância da leitura na construção do conhecimento .