Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“Leitura vai, escrita vem”. O projeto nos ajudou a aprimorar nossos conhecimentos, leitura, letra, ortografia e rendimento escolar. Trabalhamos com o livro "O Rei Borboleta", confeccionamos as borboletas (origami). Eu amei esse projeto! Foi muito interessante, nós adoramos saber mais sobre as espécies de borboletas, reprodução, tempo de vida, as mais raras. O projeto foi muito legal!
WELLIMY ZATTI PIOVESAN | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como você acha que escreve? Qual o último livro que leu?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi na sala de aula com audição de CD da Olimpíada da Língua Portuguesa, onde os alunos dos 6ºs anos ouviram Poesia, os 7ºs e 8ºs anos ouviram Memórias, enquanto os 9ºs anos ouviram Crônicas. Após a audição dos CDs com os respectivos tipos de textos, os alunos reproduziram o que ouviram e entenderam.\nNum segundo momento, os alunos foram convidados a fazer uma leitura diferente, num espaço organizado no pátio da escola, onde as professoras colocaram um varal de livros em uma árvore e o cartaz com o nome do projeto, além de colchonetes ao chão para que os alunos pudessem pegar os livros no varal e sentarem-se e/ou deitarem-se nos colchonetes para realizarem a leitura.

Objetivos

• Trabalhar o ato de ler no cotidiano escolar, incentivando a prática diária da leitura e da produção textual.\n• Despertar o hábito da leitura.\n• Viajar através da leitura, conhecendo novas culturas e sociedade da época.\n• Conhecer os diversos tipos de textos.\n• Instrumentalizar os alunos para a aquisição do conhecimento e habilidade da escrita.\n• Envolver as famílias em leituras e registros escritos, entre outros, criando o hábito de ler em família.\n• Envolver a interdisciplinaridade.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar

Articulação com o currículo

Currículo - Língua Portuguesa Turmas: 6º ano 1,2,3,4 \n• Leitura das obras: O Rei Borboleta; Rorbeto. \n• Produção textual: relatório; poesia; rap, origami (borboletas).\n• Conteúdos gramaticais: Linguagem visual e verbal, substantivo.\n Trabalho escrito das obras.\n• Ações: \n- Produção de Teatro pelos alunos.\n - Visita à Feira do livro de Alpestre.\n- Organizar um painel com fotos das atividades desenvolvidas. \nCurrículo - Língua portuguesa e artes. Turmas: 7º ano 1,2,3,4,5\n• Leitura das obras: A árvore que dava dinheiro; A menina que roubava livros (fragmentos). \n• Produção Textual: Relatório; conto maravilhoso. \n• Conteúdos gramaticais: Trabalho escrito da compreensão das obras.\n Verbo.\n• Ações: \n- Sessão de cinema no auditório da Prefeitura Municipal (A menina que roubava livros).\n- Participar da Feira do livro de Alpestre. \n- Organizar um painel com fotos das atividades desenvolvi


Ficha Técnica
Escola
EMEF JOHN KENNEDY

Turma
6º - 7º - 8º - 9º ANOS

Número de alunos
300

Educadores
Adriana L. L. de Moraes\nEliane Capra \nMaria C. Zabot\nSalete de F. Bassi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Apoiadores
SMECD, FAMÍLIAS E COMUNIDADE

Eu achei muito gratificante trabalhar o projeto! No momento da realização das atividades foi super prazeroso e interessante para o professor, pois os alunos demonstraram interesse e encantamento pelo projeto.