Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Carona Legal
Pergunta Exploratória

Como diminuir a quantidades de carros e poluentes nas cidades?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa começou com uma roda de conversa sobre a localização das residências dos alunos da turma, em seguida conversamos sobre conceito e benefícios da carona solidária. Através de aplicativos como Waze e Google Maps conseguimos ver os caminhos até a escola. Fizemos desenhos do trajeto das residências dos alunos até a escola e Comparação dos mapas e e observação sobre a proximidade entre as residências e semelhança entre os trajetos.

Objetivos

Conscientizar sobre a importância da diminuição de poluentes na atmosfera e de benefícios indiretos como a melhora do trânsito nas cidades e oportunidade de conhecer e ajudar pessoas da sua comunidade. Criar oportunidade dos alunos contarem com o auxílio de outras famílias da comunidade escolar em caso de necessidade e emergências.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionário, pais e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Educação tecnológica, Geografia.


Ficha Técnica
Escola
Colégio Viva Vida

Diretor
Rosemeire Pinto Carminholli Visconti

Turma
5ºA/B

Número de alunos
38

Educadores
Vivian Silva de almeida David e Elisabete Santana

Estado
São Paulo

Município
São Bernardo do Campo

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SÃO BERNARDO DO CAMPO SP

Apoiadores
Pais de alunos

Assessoria Pedagógica
Norma Frost e Eder Cordeiro
Os alunos mostraram-se bastante surpresos com as pesquisas sobre a origem e viabilidade da Carona Solidária, interligando com clareza os benefícios da ação com o conteúdo trabalhado nas diversas disciplinas da grade. Tiveram a oportunidade de abordar alunos mais velhos e familiares, em prol de um projeto que despertou interesse de todos. Percebe-se que esse interesse do público-alvo foi fundamental para que a turma compreendesse a importância da ação social, como uma solução responsável e bastante viável. Embora uma certa imaturidade comum à faixa etária da turma ainda dificulte a ideia de compartilharem o mesmo veiculo com pessoas desconhecidas, envolveram-se com o projeto com a consciência de que estão se tornando cidadãos atuantes e agentes de mudança para melhorar a qualidade de vida do planeta, começando pela sua própria comunidade.
Elisabete Santana | Professor(a)