Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O bom uso do Material Escolar
Pergunta Exploratória

Qual o prejuízo financeiro e ecológico do mal uso do material escolar?

Expedição Investigativa

Foram conversas frequentes com os alunos sobre a importância da responsabilidade com seu próprio material o material dos colegas. Disponibilidade da caixinha de achados e perdidos das turmas para que fossem estimulados a procurar e identificar seus objetos perdidos ou esquecidos. Pesquisa e comparação de preços dos itens escolares em iPad e revistas. Customização dos materiais perdidos e recebidos para doação.

Objetivos

Conscientizar crianças e adolescentes sobre o prejuízo financeiro e ecológico causado pelo mal uso do material escolar. Incentivar o público a realizar ações que possam otimizar o uso dos materiais, aumentando sua vida útil ou doando-o a quem não tem condições de comprá-lo.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionário, pais e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Ciências, Língua Portuguesa, Matemática.


Ficha Técnica
Escola
coordenacao@colegiovivavida.com.br

Diretor
Rosemeire Pinto Carminholli Visconti

Turma
4ºA/B

Número de alunos
47

Educadores
Elisabete Sant'Ana, Vivian Silva de Almeida David

Estado
São Paulo

Município
São Bernardo do Campo

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SÃO BERNARDO DO CAMPO SP

Apoiadores
Pais

Assessoria Pedagógica
Norma Frost e Eder Cordeiro
Os alunos mostraram-se interessado e envolvido com um projeto que falou diretamente à realidade da turma, que perde e consome em demasia material escolar, sem ideia das consequências diretas e indiretas desse desperdício. Demonstraram surpresa ao conhecer todas as fases de produção dos materiais, sem dificuldade para relacionar o assunto à diversas disciplinas escolares e trabalhando toda a sua criatividade na customização dos itens. A ideia de participarem de um projeto onde colaboraram para a doação dos materiais usados também despertou na turma um sentimento de solidariedade, empatia e responsabilidade social, enfatizando a importância da escola para despertar e trabalhar valores de maneira responsável e eficaz.
Elisabete Santana | Professor(a)