Descobrindo o mundo dos animais.
                                                                	“ O aluno Arthur Basílio falou: professora eu amei o passeio no sítio do tio Zé Luiz, mas um animal me chamou muita atenção. O pavão ele tem muitas cores, não pensava que era tão colorido assim. Eu amei vê tanta cor em um único animal.                                    
                                     Arthur Basílio Huber. | aluno(a) 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Como vivem os animais lá no sítio do seu Lobato?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 No dia 01/08/2018 apresentei aos alunos a música Seu lobato tinha um sítio, como conteúdo do planejamento. Todos amaram a música. Abri uma roda de conversa com assuntos referente aos animais da música. Se poderíamos acrescentar outros animais na música; quais seriam os sons emitidos dos animais; quais alimentos esses animais podem nos fornecer e como eles nascem pelo ovo ou pela barriga. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Conhecer a vida dos animais que compõe a música do Seu lobato tinha um sítio, identificando as semelhanças entre eles. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Produtor rural José Luiz oferecendo o sítio para o passeio;\nSecretaria de educação oferendo ônibus para o passeio;\nPais de alunos; 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Expressar seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, respeito e observação das regras, falar e ouvir, valorizar a leitura como fonte de prazer, saber ouvir relatos de outras pessoas e expressar os seus, pesquisar sobre os animais que compõe a música, explorar a música, personagens, características de cada um. Confeccionar livro com a música e sons dos animais, relacionar cores e formas, o animal ao som emitido, relacionar a cobertura do corpo de cada animal, como os animais se alimentam, quais alimentos esses animais podem nos fornecer. Quais nascem do ovo e quais nascem da barriga. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 Em uma roda de conversa após uma atividade surgiu a ideia  de alguns temas para o projeto, então entramos com a votação dos temas. fizemos um cartaz com 03 temas escolhidos por eles.