Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Plim plim... A gotinha da vida
Pergunta Exploratória

O que podemos encontrar no riacho? O que é legal nesse lugar? O que não é legal?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no dia 22 de março, no riacho próximo a escola, para observar o que tinha ao entorno do local. Muitos questionamentos surgiram durante o passeio de como estava poluído, entulhos ao redor, água suja. Ao retornarmos para sala construímos duas maquetes, na qual uma era de como o riacho é hoje e outra de como os alunos gostariam que fosse.

Objetivos

Sensibilizar as crianças sobre a importância do uso correto da água para que percebam as interferências positivas e negativas que o ser humano pode fazer na natureza a partir da sua realidade.

Comunidade de Aprendizagem

CORSAN, Famílias.

Articulação com o currículo

O EU, O OUTRO E O NÓS, valores, higiene; CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS, coordenação motora fina e ampla; TRAÇOS, SONS CORES E FORMAS, leitura de imagens, criar e recriar histórias, desenvolver a capacidade de comunicação; ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES, natureza e meio ambiente, explorar o ambiente, plantas e a água.


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Tenente Portela

Diretor
Zene Demari Peyrot

Turma
Pré B

Número de alunos
18

Educadores
Elaine Cardoso Wentz

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
CORSAN

Assessoria Pedagógica
UCEFF Itapiranga
Espero que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água e que saibam utiliza- La sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

Repercussão na mídia

PROJETO PLIM, PLIM A GOTINHA DA VIDA\nA turma do Pré B da E.M.E.F. Tenente Portela do Bairro São Francisco, juntamente com a professora Elaine Cardoso Wentz, realizaram uma expedição investigativa até o riacho próximo a escola, com o objetivo de observar o que tinha ao entorno do local. Muitos questionamentos surgiram a respeito do riacho estar poluído, a quantidade de entulhos e lixos espalhados ao redor. No retorno para a escola foi construído duas maquetes, na qual uma retratava o riacho de hoje poluído e a outra de como as crianças gostariam que o riacho estivesse limpo. Portanto através dessa expedição surgiu o projeto: “Plim, Plim a gotinha da vida” dentro do Programa A união Faz a Vida.