Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A ovelha Eu aprendi que as ovelhas crescem dentro da barriga da mãe. Elas comem milho, capim, ração e cereal e quando elas nascem mamam o leite da mãe. Elas têm medo de trovão e correm para se proteger. O carneiro pode até matar um boi e outo carneiro com cabeçada. Elas ficam gordas quando estão grávidas.
O que mais gostei foi de saber que as ovelhas têm medo de barulhos.
Mikaelly de Brito França | aluno(a)
Em nossa conversa Maysa me explicou que foram até a chácara conhecer ovelhas.
Contou-me que as ovelhas se alimentam de milho, capim... Disse também que quando a ovelha está “grávida” fica um pouco gorda e que o bebê ovelha sai por onde elas fazem xixi (palavras dela).
Maysa também lembrou-se que as ovelhas nascem com pouco pelos (lã) e quando crescem ficam mais peludas. Falou que as ovelhinhas gostavam de tomar leite.
Disse que os pelos (lã) da ovelha era importantes para fazer roupa.
Mayres da Silva Araújo | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar tudo o que ela nos ensina?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da História "Maria vai com as outras", onde as crianças ao reconhecerem os elementos presentes na expedição, desenvolveram diversas atividades.

Objetivos

Despertar o gosto e a prática da partilha, da socialização e do companheirismo nas diferentes situações cotidianas.

Comunidade de Aprendizagem

Giancarlos Rieger – Veterinário

Articulação com o currículo

O projeto possibilitou a aprendizagem significativa por meio da integração das crianças e da aproximação das disciplinas do Currículo. Com foco inicial nos relacionamentos, o projeto teve como marco a exploração da leitura, da escrita e da interpretação. Depois da realização das estratégias na disciplina de Língua Portuguesa, o projeto atingiu o propósito inicial, onde a convivência da turma melhorou muito e, com o processo democrático, o tema escolhido, abriu espaço para a disciplina de Ciências movimentar as ações cotidianas e, sobre a ovelha, além dos conhecimentos que a escola proporciona, a turma teve contato com a comunidade de aprendizagem e, com isso, o reconhecimento da realidade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa, onde as crianças tiveram oportunidade de escolher o tema do projeto e, com ele vivenciar diferentes atividades significativas.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Nazaretti

Turma
1 ano F

Número de alunos
19

Educadores
Eleida Maria da Silva Fronza

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Greici Amann
Josiane Luiz Barbosa
Lucicleia Ribeiro Batista

Desenvolver o projeto, de início foi um desafio, mas no decorrer do processo houve bastante aprendizado, tanto dos alunos quanto de minha parte. Apesar de que objetivo inicial ter ficado em parte “pelo caminho”, considero que o resultado final foi positivo, principalmente quando os alunos relatam o que aprenderam e também porque me fez refletir e ver que sair do espaço escolar não é tão difícil e perigoso, e que o prazer e o aprendizado com essas vivências são mais recompensadoras.