A ovelha
“ Eu aprendi que as ovelhas crescem dentro da barriga da mãe. Elas comem milho, capim, ração e cereal e quando elas nascem mamam o leite da mãe. Elas têm medo de trovão e correm para se proteger. O carneiro pode até matar um boi e outo carneiro com cabeçada. Elas ficam gordas quando estão grávidas.
O que mais gostei foi de saber que as ovelhas têm medo de barulhos.
Mikaelly de Brito França | aluno(a)
“ Em nossa conversa Maysa me explicou que foram até a chácara conhecer ovelhas.
Contou-me que as ovelhas se alimentam de milho, capim... Disse também que quando a ovelha está “grávida” fica um pouco gorda e que o bebê ovelha sai por onde elas fazem xixi (palavras dela).
Maysa também lembrou-se que as ovelhas nascem com pouco pelos (lã) e quando crescem ficam mais peludas. Falou que as ovelhinhas gostavam de tomar leite.
Disse que os pelos (lã) da ovelha era importantes para fazer roupa.
Mayres da Silva Araújo | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar tudo o que ela nos ensina?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da História "Maria vai com as outras", onde as crianças ao reconhecerem os elementos presentes na expedição, desenvolveram diversas atividades.
Objetivos
Despertar o gosto e a prática da partilha, da socialização e do companheirismo nas diferentes situações cotidianas.
Comunidade de Aprendizagem
Giancarlos Rieger – Veterinário
Articulação com o currículo
O projeto possibilitou a aprendizagem significativa por meio da integração das crianças e da aproximação das disciplinas do Currículo. Com foco inicial nos relacionamentos, o projeto teve como marco a exploração da leitura, da escrita e da interpretação. Depois da realização das estratégias na disciplina de Língua Portuguesa, o projeto atingiu o propósito inicial, onde a convivência da turma melhorou muito e, com o processo democrático, o tema escolhido, abriu espaço para a disciplina de Ciências movimentar as ações cotidianas e, sobre a ovelha, além dos conhecimentos que a escola proporciona, a turma teve contato com a comunidade de aprendizagem e, com isso, o reconhecimento da realidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, onde as crianças tiveram oportunidade de escolher o tema do projeto e, com ele vivenciar diferentes atividades significativas.