Mobilização social, um novo espaço de lazer.
                                                                	“ Penso e acredito  que o  projeto de mobilização social: Um novo espaço de lazer é uma grande oportunidade para nós jovens mostrarmos nosso potencial em meio a sociedade e acredito que ele foi um presente que ganhamos, para que cada dia mais tenhamos voz e vez nessa nova era que é a cooperação e que está cada dia mais sendo priorizada. Enfim, para mim mobilizar pessoas é bastante importante, pois com vivências aprendemos muito mais e acima de tudo aprender a conviver, práticas que levaremos para nossa vida e quando cooperamos todos juntos para o projeto, tudo se torna muito mais fácil, pois unidos somos mais fortes!                                    
                                     Laura Redin Dalmolin- Secretária da Cooperativa Escolar COOPERVINO | aluno(a) 
                                                                	“ O projeto teve destaque diretamente na elaboração, sendo ele com apoio de professores, funcionários, alunos e a Comunidade Escolar, trazendo para nós a realização de um grande sonho, até então apenas no papel e nos desejos de cada um, mas a partir do momento em que a escola e a Família se unem desde o primeiro passo até a elaboração final a realização se torna algo real e de grandioso valor. Cooperação é uma caminhada de muitos passos coletivos em rumo ao sucesso.                                    
                                     Pedro Feles- Pai de sócio da COOPERVINO | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Quais são as carências de nossa escola?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Sentido a falta de um espaço onde os alunos pudessem desenvolver atividades recreativas, em uma reunião pedagógica com professores, funcionários e equipe diretiva, surgiu a ideia de ocupar um espaço que estava ocioso. A escola situa-se na localidade de Linha São Roque.
Realizamos a primeira etapa, através do plantio de grama, onde, para isto foi chamado os professores, funcionário, equipe diretiva, pais ou responsáveis e membros da comunidade de Linha São Roque, em um sábado pela manhã, para ser realizadas as atividades propostas, também contamos com o auxílio da Prefeitura Municipal para realizar a terraplanagem. Para a divulgação foi muito importante o uso das redes sociais, para a mobilização dos integrantes.  
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Mobilizar a grande família escolar para juntos construir esse espaço de lazer que fica nas dependências da escola, proporcionando aos alunos momentos para desenvolver a ação de cooperar, além de envolver os segmentos da escola para que se sintam partes integrantes e agentes de transformação social. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Equipe diretiva, Professores, Funcionários, Alunos, Cooperativa Escolar COOPERVINO e Comunidade escolar. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Este trabalho objetiva destacar a importância pedagógica do lúdico na educação, abordando a brincadeira como um instrumento facilitador da aprendizagem, ressaltando o brincar como uma fonte prazerosa, no qual a criança interage com o mundo e fazem suas próprias descobertas. No momento em que a criança é dominada pela brincadeira e pela fantasia, libera sua imaginação e experimenta novas habilidades explorando todo o seu potencial. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 Tardes de estudos, reuniões pedagógicas e avaliação do Conselho Fiscal.