In(disciplina) e Boa Convivência
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Atualmente, um dos grandes desafios para os educadores é enfrentar a indisciplina nas salas de aula. Como fazer? O que fazer?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A expedição investigativa foi realizada a partir de rodas de conversas tendo como pergunta norteadora: É possível promover reflexões sobre situações de conflitos contribuindo assim para construir um ambiente harmônico entre alunos, professores, funcionários e famílias, através da boa convivência? 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 -Promover situações de diálogo e construção do respeito com o outro, através de atividades e palestras envolvendo as famílias e escola.
-Interiorizar a importância de demonstrar valores para facilitar os relacionamentos.
-Propor situações desafiadoras em que a participação nas decisões seja efetivada. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Comunidade escolar: Famílias, professores, alunos e comunidade em geral. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 As atividades serão trabalhadas de acordo com o projeto e objetivos específicos de cada disciplina, integrando-os de forma a se complementar no decorrer do semestre. O projeto está sendo desenvolvido com todas as turmas dos turnos matutino.
Exemplos de atividades:
-Palestra com intuito de fazer uma reflexão sobre o tema: Repensando a (in) disciplina;
-Interpretação de textos
-Confecção de cartazes;
-Jogos em equipe e cooperativos;
-Estudo dos valores;
-Pesquisa sobre os Índices de violência, gráficos e tabelas;
-Recreio dirigido. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 Em reunião com os professores e líderes de turma tomamos conhecimento de que era preciso trabalhar de maneira diferente e se possível envolver mais as famílias com a escola.