A importância da alimentação saudável na escola.
Pergunta Exploratória
O que podemos fazer neste lugar?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu em duas etapas, primeiro a turma da Professora Carla Medeiros foi visitar o Parreiral de Uvas do Senhor Luiz, uma pequena propriedade Rural, localizada na saída do município. Além das perguntas envolvendo as qualidades de uvas cultivadas, as crianças se interessaram com o restante da propriedade, com os animais, as plantas e principalmente a horta. Assim partindo da principal fonte de renda do município de Terra Roxa, fomos juntamente com as turmas do 3º Ano A e B, das professoras Patrícia Correa e Tercilia Oliveira, conhecer outra propriedade familiar, a horta da Dona Laura. Inclusive localizada no perímetro urbano, onde a produção está voltada ao consumo e também a renda familiar. Em seguida foram realizadas entrevistas com os demais alunos e funcionários, onde fizeram a seguinte pergunta O que podemos fazer neste lugar?.
Objetivos
Levar o aluno a entender a importância dos hábitos alimentares, o valor que os alimentos têm para a nossa saúde, conscientizando-os para uma alimentação saudável e natural. Além de conduzir o discente a enxergar a importância de preservar os meios naturais ainda existentes; promover o pensamento crítico e econômico do indivíduo, mostrando como o capitalismo pode prejudicar o ser e a natureza; Incentivar as crianças o sentimento altruísta; Demonstrar para os educandos que a transformação se inicia de pequenas mudanças em nossos hábitos; o quão a alimentação saudável interfere no desenvolvimento do ser humano, e sua importância para uma qualidade de vida saudável e conhecer as diferentes formas de renda, e o quanto a agricultura familiar é importante,
Comunidade de Aprendizagem
O projeto foi desenvolvido com a parceria da Prefeitura Municipal, da própria escola, onde os alunos fizeram a expedição investigativa. Também houve a participação de outros professores.
Articulação com o currículo
Matemática, Português, Artes, Formação para Cidadania, ciências, História e Geografia.