Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Nutrindo Emoções Eu cuidei da abelhinha com atenção, pensando em tudo que ela precisava para ser feliz. Quando ela foi dormir comigo, tirei a sua mochila para não machucar as costas dela.
Emerson Aparecido Rocha Penaroti | aluno(a)
Estou achando muito importante essa parceria, escola/família. Meu filho está numa fase de descobertas, de desenvolver suas emoções, sua cidadania, sua dignidade, companheirismo e o projeto está ajudando muito meu filho. Eu estou muito feliz, espero que o projeto não pare por aqui, que vá além.
Érica Sabrina da Rocha Penaroti. | responsável
Pergunta Exploratória

O que você mais gosta no convívio com os pais?

Expedição Investigativa

A expedição Investigativa foi realizada na sala de aula através do olhar da educadora sobre as crianças, a partir da pergunta exploratória: O que você mais gosta no convívio com os pais? A maioria respondeu que era carinho, colo, abraços, cuidados. Então surgiu a ideia da abelhinha que precisa de cuidados; cada criança da sala fica responsável de cuidar da abelhinha por 48 horas com regras para todo cuidado necessário.

Objetivos

Incentivar a criança a valorizar o cuidado dos pais. Perceber a importância da afetividade para o equilíbrio emocional no desenvolvimento humano.

Comunidade de Aprendizagem

Para realizar esse projeto, houve a participação da equipe de apoio, equipe gestora, grupo Sicredi, as famílias que colaboraram no diálogo constante com a professora e a criança; mostrando que através das experiências e cuidados vividos com abelhinha, a vida tem mais significado; pois, quando sentimentos de amor e carinho são despertados e praticados nutre a afetividade, auto estima, tornando melhor o convívio familiar e social.

Articulação com o currículo

Projeto Nutrindo Emoções teve sua articulação com o Currículo para a Educação Infantil de acordo com o que consta no Projeto Político Pedagógico da Escola. As expectativas do projeto vieram ao encontro com os princípios do Programa A União Faz a Vida, buscando desenvolver nas crianças, através das atividades propostas, o espírito de afetividade, cuidados com o corpo.


Ficha Técnica
Escola
Pré Escola Municipal Profª Edilia Amorin de Quadros.

Diretor
Edineia Silvana de Melo.

Turma
Todas as turmas da escola participaram.

Número de alunos
250

Educadores
Edineia Silvana de Melo, Analice de Carvalho Guerra Santana, Andrea Marcia de Souza, Cecília Irikura Tanaka, Margaret do Prado Barreto Silva. Maria Aparecida Bezerra Soares, Maria Lucília Alves de Azevedo, Silvana Carbonera, Vanessa Nogueira Sluzovski

Estado
Paraná

Município
Ubiratã

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO UBIRATA

Apoiadores
Cooperativa Sicredi, pais e comunidade escolar.

Assessoria Pedagógica
Éder Cordeiro; Norma Frost; Maria Regina Varolo.
Foi um privilégio e um mimo para as crianças levar a abelhinha para casa. Era perceptível no olhar e sorriso da criança, a felicidade de poder cuidar da abelhinha juntamente com a família por dois dias. Foram muitos relatos surpreendentes, e notável a mudança de comportamento da criança no convívio familiar e social.
Edineia Silvana de Melo. | Professor(a)