Ideias Engessadas, Jovens superando a discriminação e o Preconceito
Pergunta Exploratória
Tomando a segunda Guerra Mundial como objeto de estudo, Por que as pessoas são vistas e tratadas como “coisas ou inferio-res em relação a outras”?Na sua opinião por que isso acontece?
Expedição Investigativa
Para responder a pergunta exploratória foi realizada com os alunos uma sondagem para identificar o que sabem, ouviram e vivenciaram sobre a Segunda Guerra Mundial, através de uma oficina Preconceito e discriminação da série fascículos Adolescentes e jovens para educação entre pares, que fazem parte do Projeto saúde e prevenção nas escolas do Ministério da Saúde. O grupo vivenciou a exclusão e o preconceito com o objetivo de experimentar o que os grupos sociais perseguidos na época da segunda guerra Mundial foram expostos. No momento de socializar a experiência alguns alunos relataram que sentiram-se com medo, inseguros e humilhados,outros por estarem acostumados com tratamentos desrespeitosos acharam tudo muito normal.
Objetivos
Identificar as diferenças que se tornam desigualdades por causa de características físicas ou cultural. Desenvolver pessoas críticas, tolerantes e conhecedoras de sua realidade. Desenvolver pessoas críticas, tolerantes e conhecedoras de sua realidade relacionando o contexto social da segunda Guerra Mundial com a crescente onda de intolerância na atualidade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, comunidade e professoras.
Articulação com o currículo
Globalização:
Introdução a globalização e discussão com os alunos
1ª Guerra Mundial: Revolução Russa, Socialismo, Capitalismo, Comunismo - Debates - Período entre guerras - Formação dos partidos Nazi-fascistas 2ª Guerra Mundial: Questão Política: contexto histórico, - Palavras chave, leitura, pesquisa do conceito\ Montagem e um mapa mental\ Produção de textos sobre o tema\ Questão Social: Perseguição aos judeus\Ciganos\Homofobia\Debates\Produção de texto\ Filme o menino do Pijama Listrado\ Registro com fotos das pesquisas
Debates - grupos divididos por temas como: segregação holocausto Guetos e campo de concentração Visita no Mallet - Vivenciar e visualizar os conceitos - Palestra com alguém do quartel - Conversa sobre redes sociais – posicionamento sobre determinados temas históricos e políticos\- Reconhecimento de conceitos e fatos que são disponíveis na internet.