Projeto 81
Pergunta Exploratória
De que forma podemos ajudar a nossa escola?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa iniciou através de uma conversa com os alunos a respeito das necessidades da escola. Os alunos levantaram que poderiam buscar ajuda com pessoas da escola e comunidade e, para isso, deveriam perguntar para as pessoas como poderiam ajudar. Para esclarecer como funciona uma entrevista, a professora passou um vídeo de uma entrevista com a escritora Clarice Lispector, onde os alunos observaram a postura do entrevistador, a transcrição dos dados da entrevista. Os alunos observaram que algumas coisas mudam na transcrição, há a supressão de repetição de palavras e do tempo em que a pessoa dá uma pausa para pensar na resposta. Após a expedição, pode-se perceber a preocupação dos alunos com uma entrevista, de todos os pontos que devem ser observados. Como irão fazer entrevistas com alunos, professores, pais e pessoas da comunidade durante o projeto.
Objetivos
Trabalhar o gênero entrevistas por meio da prática, aplicado à resolução de problemas da escola.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, comunidade e professora.
Articulação com o currículo
Entrevista: Estudo sobre o gênero;
Conversa com a direção: Momento de conversa com a direção para elencar cinco prioridades da escola, transformar em ações e procurar parceiros para ajudar.
Pesquisa na comunidade escolar;
Estudo de anúncios digitais e impressos;
Confecção de panfletos: panfletos por grupos para divulgação das campanhas. Ação 1: Doação de materiais; Ação 2: Pátio: Mutirão; Ação 3: Muros Pintura dos muros da escola com cal; Ação 4: Sala de livros; Ação 5: Consertos em geral; (levantamento de pessoas que poderão contribuir com essa necessidade)