Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Plantar é preciso
Pergunta Exploratória

Por que meus alunos não apreciam verduras e legumes?

Expedição Investigativa

Logo no início do ano observei que muitos alunos da sala do Inf. V- G, da CEI Aquarela tiravam as verduras e legumes do prato na hora do lanche. Foi então em roda de conversa falando sobre alimentação saudável; importância da higiene alimentar, os alunos relataram que não gostavam das hortaliças e muitos não sabiam como as verduras eram cultivadas. Por essa razão, convidei a turma que juntos faríamos nossa própria horta na escola. A escola apoiou com os canteiros, som brite, regadores.

Objetivos

Sensibilizar as crianças sobre o conhecimento com o cuidar e cultivar a terra e o plantio dos alimentos, bem como incentivá-los a uma alimentação saudável.

Comunidade de Aprendizagem

*Pais: Materiais utilizado no projeto como garrafas pet, cordinhas, sementes, cano de PVC e suporte para horta suspensa.\n*Escola CEI Aquarela: no apoio de materiais pedagógicos;\n*Professora: Compra das sementes\n*Zelador da escola, Guarda e equipe de apoio: Regar as plantas nos finais de semana e em outros dias da semana.\n*Cozinheiras: Preparação das hortaliças para o lanche.\n*Equipe de manutenção da secretaria da educação: construção do suporte em \nMadeira, mudas de hortaliças, terra adubada e saquinhos.\n*A ex-aluna Etieni presenteou sementes de hortaliças para o projeto.\n*Bióloga Linda: assistência e esclarecimento sobre polinização das abóboras.

Articulação com o currículo

Formação Pessoal e Social.
Promoção a saúde.
Conhecimento de Mundo.


Ficha Técnica
Escola
CEI Aquarela

Diretor
Jakelyne Fernanda Martins Coêne

Turma
Infantil V - G

Número de alunos
24

Educadores
Lair Kopp Mathias

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Apoiadores
Secretaria de Educação

Assessoria Pedagógica
Regina Simeâo
Antes do projeto quase 70% dos alunos não experimentavam as verduras e legumes, e após o desenvolvimento do projeto 70% aceitaram experimentar, e a ter hábitos saudáveis de maneira satisfatória. Também demonstraram uma melhor participação em grupo, socializando, interagindo com o outro, no empenho do processo de ensino aprendizagem.
Lair Kopp Mathias | Professor(a)