Classificação: Inteligência Emocional
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cuidando das emoções Eu estou adorando realizar esse projeto, porque estou aprendendo cuidar melhor das minhas emoções, assim como os meus colegas. agora a gente é uma turma bem melhor, mais calma, mais amiga, mais unida, afinal, as brigas diminuíram, porque todos estão tentando se controlar para não magoar o outro, inclusive com palavras.
Isabel Pinno | aluno(a)
Eu sinto que a realização desse projeto tem feito diferença na vida da minha filha, pois, antes muitas vezes ela se queixava das brigas e intrigas que aconteciam na escola, agora, ela vai para a escola feliz, tranquila e dificilmente me conta algo ruim que tenha acontecido. Ver minha filha feliz, me deixa feliz também.
Débora Borges | responsável
Pergunta Exploratória

Que emoções esse lugar desperta em mim?

Expedição Investigativa

Camping Vale Verde

Objetivos

Fazer que os alunos percebam que cultivar boas emoções interfere positivamente em nossa vida... nos relacionamentos, na saúde física e mental e na aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Colegas de escola, famílias e comunidade.

Articulação com o currículo

Artes: a influência das cores nas emoções, esculturas para materializar emoções, produção de mandalas;
Ciências: o Corpo Humano - influências das emoções na saúde física e mental; experiências práticas que mostram o poder das emoções e das palavras (experiência do arroz);
Matemática: estudo de gráficos que comprovam a influência das emoções na saúde;
Educação Física: Gerir emoções nas atividades físicas que envolvem cooperação e também nas que envolvem competição;
Estudos Sociais: o quanto o cuidar bem das emoções pode melhorar as relações nos diferentes espaços da sociedade (escola, família, comunidade); fazer o bem para a comunidade pode despertar boas emoções; emoção e cidadania(direitos e deveres);
Ensino Religioso: Valores e emoções;
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de textos que abordem o tema emoções, análise de filmes, produções escritas nas quais os alunos podem manifestar suas emoções.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Estamos bem felizes, pois, estamos nos relacionando de um jeito bem mais harmonioso, estamos com mais vontade de vir pra escola e aprender

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Anibal Magni

Turma
5º ano

Número de alunos
11

Educadores
Angela Denise Cossul de Souza, Emilia Horst e Solange Rambo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Selbach

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SELBACH

Apoiadores
Prefeitura Municipal, Pais, Maria Cristina Backes Weber

Assessoria Pedagógica
Greta Consultoria
Realizar esse projeto foi algo muito gratificante para mim enquanto educadora, porque agora tenho uma turma muito melhor emocionalmente, eles realmente estão preocupados em cuidar das suas emoções, pois, aprenderam a desenvolver o autoconhecimento e o autocontrole, tornando-se pessoas mais felizes.
Angela Denise Cossul de Souza | Professor(a)