JARDINAGEM NA ESCOLA
“ Professora, eu gostei muito do jardim da nossa escola, vou fazer um jardim igual na minha casa, pra ela ficar mais bonita e colorida.
Alexandra Vitória Oliveira Pagno. | aluno(a)
“ Eu como mãe, me senti muito feliz por meu filho fazer parte desse projeto, que trouxe muitas experiências positivas para sua vida, assim, como para sua formação como cidadão. Com esse projeto, meu filho obteve muitos conhecimentos sobre as plantas, sobre o meio ambiente, a importância da água, dentre outros. Só tenho a agradecer aos professores empenhados em transformar a vida de nossos pequenos, através de ações que ajudam todos nós e o mundo. Agradeço a escola, os apoiadores e também a parceria da Cooperativa Sicredi, à todos, o meu muito obrigada.
Érica Sabrina da Rocha. | responsável
Pergunta Exploratória
O que precisamos fazer para deixar nossa escola mais bonita e colorida?
Expedição Investigativa
No espaço interno da escola, nos jardins do bairro ao redor da escola e no viveiro municipal.
Objetivos
Desenvolver nos alunos a importância da preservação da Natureza, a partir de práticas como o plantio e ornamentação viva da nossa Instituição. Aprender através do cultivo do jardim da escola é uma das melhores formas de desenvolver nas crianças, a necessidade de se tornarem ecologicamente instruídos e, portanto capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável e um ambiente agradável e bonito. Ensinar a amar verdadeiramente a natureza e ter prazer em frequentar um ambiente cercado pela beleza e organização. Compreender que não estamos separados da natureza, mas que somos sim, uma parte da mesma, e que, portanto, devemos desempenhar cada qual o seu papel no contexto de preservação.
Comunidade de Aprendizagem
Agrônomo, funcionários do Viveiro Municipal,professores, pais e funcionários da escola.
Articulação com o currículo
Português: Oralidade, vogais, consoantes, gênero textual e interpretação. Matemática: Números, quantidade, sequência numérica, seriação, classificação, cores e formas. Arte: Desenho, pintura, colagem, textura, formas, recortes e músicas. História e geografia: Espaço, tempo, clima, vegetação e meio ambiente. Ciências: Espécies de flores, solo, água, ar e sol.