Mãos que trabalham juntas podem transformar
“ É muito legal ter um jardim na escola. Olha aquela florzinha! Ela está com sede! Quantas flores nesse jardim, tia! Foi muito legal fazer atividade com minha família lá em casa. Juntos conseguimos fazer um jardim bem bonito para nossa escola. Eu também estou cuidando do girassol que levei para minha casa, coloco água todos os dias.
Laura Eduarda Farias Pinto | aluno(a)
“ Receber o material do projeto em casa foi uma experiência fantástica! Ver os olhinhos brilhando a espera da próxima página, a imaginação tomando conta, os sorrisos e os gestos mostram a importância dessa encantadora proposta. Nos dias atuais a tecnologia acaba sendo uma distração mais fácil para as crianças, mas a leitura deve ser introduzida e essa foi uma forma muito interessante de promover um momento de aprendizagem com suas famílias de forma dinâmica e prazerosa. Estamos ansiosos pelas próximas visitas.
Danielle Batista | responsável
Pergunta Exploratória
O que você mudaria em sua escola?
Expedição Investigativa
Nossa expedição foi pela escola, fizemos um passeio pelo pátio com as crianças e observamos a reação delas ao explorar o ambiente, posteriormente em conversa com as crianças e por meio de desenhos o que mais se destacou foi a necessidade de jardins na escola para dar um colorido ainda mais especial.
Objetivos
Mostrar que a união tem poder de transformar os ambientes; trabalhar a importância das plantas e seu desenvolvimento; aplicar práticas de leitura em família estreitando a relação família e escola com ações que permitam o desenvolvimento integral da criança.
Comunidade de Aprendizagem
Escola, famílias
Articulação com o currículo
Todas as práticas foram pensadas e elaboradas de forma a garantir às crianças seus direitos de aprendizagem vindo de encontro com o currículo. Dentro deste projeto que foi único para esta escola, foram desenvolvidas uma série de ações que foram do berçário até o pré II, cada qual com seu grau de dificuldade. Entre histórias, teatros, poesias, rodas de conversas, músicas, interpretações trabalhamos a oralidade e a escrita de forma bem diversificada. Na matemática foram trabalhadas contagens de sementes, pneus. Em natureza e sociedade foi possível trabalhar solo, germinação, plantio, importância da água, do sol e nutrientes, época de plantio. Dramatizações, coreografias foram desenvolvidas em corpo e movimento. Em arte, trabalhamos pintura, desenho e modelagem. Nas atividades em família, os responsáveis registraram por vídeos, fotografias, teatros, ilustrações e depoimentos como foi participar das atividades e o que o projeto acrescentou em suas vivencias.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Todo o processo foi desenvolvido de forma democrática e com participação efetiva de todos os envolvidos.