Reciclar é divertido
“ Aprendemos que podemos utilizar muitos materiais que jogamos fora para fabricação de brinquedos e outras coisas. Foi muito bom ir na casa do seu Celito, os carinhos e brinquedos que ele faz são bem legais.
Aluno 1 | aluno(a)
“ É bom ver como meu filho passou a dar importância a muitas coisas que acabavam indo fora ver ele falando de como podemos reaproveitar. Acredito que este projeto será de grande valia para o futuro dele.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
O que pode ser feito com o lixo? É possível transformar materiais que não utilizamos (matéria morta) em matérias reutilizáveis (matéria prima)?
Expedição Investigativa
Realizou-se uma visita ao centro de recebimento e reciclagem de lixo, CIGRES, na cidade de Seberi, para aprender mais sobre a transformação de matéria morta em matéria prima, nessa visita os alunos se surpreenderam com a enorme quantidade de lixo produzido pelos humanos, a presença de animais carniceiros, especialmente aves, o mau cheiro, também observaram a necessidade de o lixo ser coletado de maneira mais seletiva, uma vez que facilita a o processo de reciclagem, após essa visita foi realizado um breve relatório de forma individual sobre o conhecimento adquirido e uma discussão coletiva sobre atitudes que possibilitarão na produção de lixo de forma a não agredir tanto a natureza.
Objetivos
Sensibilizar para a importância da reutilização dos materiais recicláveis, compreendendo como posso utilizar os mesmos para a produção de brinquedos e desta forma colaborar com o meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias, Celito Furrini, CIGRES, Youtube.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Produção de texto oral e escrita; acentuação, sinais de pontuação, noções de verbo, ortografia, caça-palavras, leituras, interpretar histórias em quadrinhos; Arte: Escultura-obra de arte, reprodução, explorar os espaços na escola e fora dela, realizando leitura de produções artísticas e da cultura visual local; Educação Física: brincadeiras; Matemática: Geometria, elaborar e resolver problemas com números naturais envolvendo adição, subtração, utilizando estratégias diversas; Ciências: Educação ambiental: reutilizar; História: Passado e presente, diferentes culturas, reconhecer a sua própria história, identificar as mudanças ocorridas ao longo do tempo; Ensino Religioso: Sabendo conviver.