Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

"A GALÁXIA É NOSSA" Minha filha falou que viu o sol pelo telescópio e ficou admirada , porque descobriu que o sol não tem nada a ver com o que ela está acostumada a desenhar.
Lenita da Silva Melo Borges | responsável
Pergunta Exploratória

O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE O SISTEMA SOLAR NO PLANETÁRIO?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no Planetário em Londrina., foram recebidos e orientados pelos monitores do Planetário e pelas professoras. puderam ver o sistema solar refletido no teto e no final da sessão o monitor abriu para o mesmos realizarem perguntas.

Objetivos

Proporcionar aos alunos mais conhecimento acerca do sistema solar, além disso, também desenvolver nos estudantes o comportamento de cooperativismo entre eles.

Comunidade de Aprendizagem

Para a comunidade de aprendizagem, convidamos a planetarista Sheyla Dayane dos Santos a fim de ministrar uma palestra o qual foi abordado os temas relacionados ao "Sistema Solar". Nesse dia, também trouxeram o telescópio para os alunos observarem o sol. Os palestrantes também usaram o data show para ilustrar os conteúdos.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Leitura, oralidade, interpretação textual, substantivos coletivos;
Matemática: Leitura e escrita de números, seriação numérica;
Ciências: Sol: fonte de luz e calor, o sistema solar: planetas, os movimentos de rotação e translação, alterações ambientais;
História: Acontecimentos do passado, presente e futuro;


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA M. PROFESSORA MARIA INÊS R. DE MELLO

Turma
3º ANO

Número de alunos
20

Educadores
ANDRÉIA BORGES VIEIRA

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
PLANETÁRIO DE LONDRINA E SHEYLA DAYANE DOS SANTOS.

Estou convicta que depois desse projeto, meus alunos sanaram as dúvidas ocorridas durante as explicações sobre o tema trabalhado e atualmente, eles tem outro olhar sobre o sistema solar, por exemplo, sabem que o sol e as estrelas não tem aquelas pontas que aparecem nos desenhos. Acredito que a aprendizagem foi bastante significativa para a turma, além de gerar comportamentos cooperativos
Andréia Borges Vieira Geraldini | Professor(a)