Respeitar as leis de trânsito é valorizar a vida.
“ Gostei de participar do projeto, porque aprendi que devemos atravessar a rua na faixa de pedestres, a ver as placas e semáforo.
Guilherme Galate Nogueira | aluno(a)
“ Nós achamos muito importante, porque a nossa filha aprendeu bastante sobre o trânsito, a ler as placas e entender o semáforo. Ela gostou muito, e nós também, pois por meio desse projeto nós aprendemos junto com ela como respeitar a vida no trânsito.
Douglas da Silva Ortencio | responsável
Pergunta Exploratória
O Que mudou no trânsito da nossa cidade nos últimos anos?
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu nas ruas centrais que estão próximas ao perímetro escolar.
Objetivos
Mediar aos alunos, na prática, o conhecimento sobre o trânsito. Perceber como está organizado o trânsito da nossa cidade, as sinalizações. Compreender a importância dos motoristas e pedestres respeitarem as leis de trânsito. Cultivar boas maneiras nas crianças quanto ao trânsito e enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, passageiro e condutor. Possibilitar aos educandos o entendimento da importância do trânsito e das interações sociais que se constituem por meio dele, tais como, às leis e relações interpessoais entre os cidadãos.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Português: Leitura, interpretações de textos (imagens, placas, narrativas, histórias em quadrinhos, reportagens); Contação de histórias; exploração de vídeos; jogos; pesquisa. Escrita de palavras a partir das leituras. Artes: cores, desenhos e ilustrações, pinturas, músicas, dança, releitura de imagens, Confecção de carros de papelão. Matemática: formas geométricas, Situações problema, símbolos, modelagem. História: mudanças no trânsito no decorrer da História do nosso município. Ensino Religioso: Valores. Geografia: Espaço geográfico, meios de transporte, circuito com os carros confeccionados.