Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A vida fora da Cidade Aprendi com o projeto União que quando trabalhamos junto as coisas ficam mais fáceis.\nTambém aprendi que é da zona rural que vem a maioria dos alimentos naturais que comemos e que as pessoas da zona rural são iguais as da cidade e também ficam doentes e fazem festas como nós, foi muito legal.
Daisy Jeniffer Sobral Alvez | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que tem na zona rural?

Expedição Investigativa

Como o projeto era sobre a zona rural, fizemos uma visita a uma chácara na vila rural de Ibiporã.\nNessa chácara os alunos tiveram contato com o plantio de hortaliças, mandioca e também aprenderam como preparar o solo para fazer o plantio, o cuidado e manutenção das plantas.\nSobre a água viram de onde e como era feito a irrigação das plantas, também o cuidado com os animais e a forma de venda de todos os produtos cultivados pelo dono da chácara.

Objetivos

Aprenderem o quanto a cidade precisa dos produtos da zona rural, que as pessoas da zona rural sobrevivem com os produtos do próprio trabalho em família.\nEntenderem o processo do cultivo do solo desde a preparação até a colheita final das plantas.\nMostrar a eles que as pessoas da zona rural também precisam dos produtos da cidade, dos hospitais e centros de saúde, comércio etc.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de Aprendizagem foi com a Técnica em saúde bucal do UBS do jardim San Rafael de Ibiporã, com uma palestra sobre Higiene e saúde.\nA Senhora Alessandra Leite da Silva, ela respondeu aos questionamentos deles sobre como as pessoas da zona rural cuidavam da saúde do corporal e dental, da higiene e alimentação, falou com eles sobre a importância das vacinas na zona rural e na cidade.\nEnsinou a eles que deviam tomar muito cuidado com a manuseio e consumo dos alimentos e carnes, bem lavados e bem cozidos para evitar vermes e parasitas, também ensinou como cuidar diariamente da saúde bucal e da higiene pessoal deles e do ambiente em que vivem.

Articulação com o currículo

HISTÓRIA=Moradia, agricultura, pecuária, formas de propriedade, cooperativas;CIÊNCIAS = Classificação dos seres vivos: Animais, cultivo do solo, preservação da fauna;GEOGRAFIA= A criação de animais, Tipos de pecuária, hidrografia, tipos de vegetação e desmatamento; a pecuária e a indústria;FILOSOFIA= Pessoas, educação, padrões. Língua Portuguesa: Leitura e interpretação, Língua Portuguesa; leitura e interpretação. Matemática; medidas de capacidade, de comprimento e formas geométricas.


Ficha Técnica
Escola
Mun. Profª Alice Roma Botti Schimitt

Diretor
Ligiane Torres Guimarães

Turma
4° Ano A

Número de alunos
24

Educadores
Somente a professora

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI CAPAL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAPAL

Apoiadores
xxxxxxxx

O Programa união faz a vida aumenta o campo de vivência do aluno, e a cada vez que tiramos as crianças da escola para fazer uma pesquisa de campo, ela percebe que aprender não é somente entre as quatro paredes da escola, mas que existem outras formas e lugares diferentes de aprendizagem e isso contribui muito com o amadurecimento e comprometimento da criança com o estudo e a aprendizagem.
Neucélia Mello da Silva Santos | Professor(a)