Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Os meios de transportes! Estes programas mostram aos alunos que eles podem aprender através de brincadeiras e atividades. Perguntei para a minha filha, Gabriela, o que ela tinha apreendido, e ela disse que aprendeu sobre transportes terrestres e aéreo. Ela disse que o terrestre é o caminhão que leva mudança na terra e o aéreo o avião que leva mudança no céu, mas não é um pássaro robô. Mas entendi, claramente, que eles conheceram vários tipos de meios de transportes terrestres, aéreos e aquáticos e a importância deles para as nossas vidas e o nosso dia - a - dia.
Patrícia Barcziyzyn Peres | responsável
Pergunta Exploratória

O que vemos aqui?

Expedição Investigativa

O passeio ocorreu na Empresa AMAFIL acompanhados pela professora, uma mãe voluntaria e o técnico de segurança da empresa Sergio. O passeio começou pela rampa de descarga onde os caminhões carregados de mandiocas entregam o produto bruto, onde as crianças puderam ver o produto como raiz ainda apenas retirada da roça, depois puderam presenciar o produto sendo descascado e separado para trituração. Em seguida, passamos pelos fornos onde puderam ver uma parte deste produto sendo torrado e fazendo a farinha de mandioca, e depois foram para o setor onde é feito o polvilho, onde viram o produto sendo fermentado nos tanques de fermentação e depois indo para onde o polvilho é secado ao sol, chamado de estaleiros. Dando sequência, as crianças foram para a expedição onde puderam ver os produtos sendo carregados em caminhões para entrega, finalizando o passeio na cozinha experimental da AMAFIL.

Objetivos

Partindo do interesse das crianças em saber como os produtos vão da roça para indústria e da indústria para os consumidores, resolvemos trabalhar os meios de transportes, pois, seja na cidade ou no campo, para passear, trabalhar, ir à escola ou ao supermercado, é praticamente impossível imaginar nossa vida sem um meio de transporte. Além de ser importantíssimos para levar de um lugar para o outro, diversos tipos de carga como alimentos, matéria-prima para produção de vários produtos, medicamentos etc.

Comunidade de Aprendizagem

As crianças foram ao pátio da prefeitura onde puderam ver os transportes de estudantes acompanhados pela professora e o motorista senhor Genivaldo. Entraram no ônibus, e depois olharam como o motorista abre e fecha as portas, eles puderam ver como funciona o transporte de pessoas. O motorista muito atencioso com a turma, deu uma volta para que eles pudessem vivenciar esse momento, perguntaram porque as pessoas vão de ônibus e não de carro e foi respondido que no ônibus cabem mais pessoas, e assim dá para levar todas ao mesmo tempo, podendo assim ver que existem vários tipos de transporte além dos transportes de cargas.

Articulação com o currículo

Movimento: O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança;
Artes visuais: As artes visuais são uma classe de formas de arte, incluindo pintura, escultura, fotografia, gravura e outros, que incidem sobre a criação de obras que são principalmente visuais na natureza;
Linguagem oral e escrita: aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais;
Natureza e sociedade: Desenvolver procedimento para comparar, classificar, pesquisar, interpretar simbologias e ordenar fatos como instrumentos para aquisição do conhecimento.


Ficha Técnica
Escola
Instituto Amafil

Turma
Mista - Manhã

Número de alunos
10

Educadores
Jaqueline Marinho de Souza

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE SAO LOURENCO

Apoiadores
Indústria Amafil e Prefeitura Municipal de Cianorte/PR.

Trabalhar com a metodologia do Programa A União Faz a Vida, acrescentou muito na minha prática em sala de aula. Fazem dois anos que participo do programa e percebo o quanto os alunos conseguem assimilar os conteúdos com a prática aplicada durante o desenvolvimento do projeto.
Jaqueline Marinho de Souza | Professor(a)