IBIPORÃ: Passado e Presente
“ : Ficamos muito felizes, pois alguns alunos não haviam participaram do projeto o ano passado. A Professora explicou que íamos fazer uma pergunta para as pessoas do bairro sobre a nossa cidade e iam servir para fazer um livro sobre Ibiporã. Eu achei muito legal poder fazer um livro que muitos alunos vão poder usar nas aulas.
Aluno Nathan Lemos | aluno(a)
“ Com a elaboração do livro, é muito interessante, motiva os alunos a leitura. É de extrema importância para o aprendizado das crianças para poder conhecer a cidade. Ter contatos com pessoas que eles ouvem falar, porém não conhecem, como o prefeito. O estudo sobre os três poderes a visita a prefeitura é algo que para ele se lembrar por muito tempo. ( Mãe da aluna Isabelly)
Maria Aparecida Silva Mota | responsável
Pergunta Exploratória
O que tem no município de Ibiporã?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no dia 28 de março, no Jardim Éden. Os alunos visitaram as casas do bairro e perguntaram aos moradores “O que tem no município de Ibiporã ?”. Os alunos preencheram as fichas da entrevista e quando voltaram à escola para compartilhar e analisar os dados coletados, fizeram o mapa do trajeto da expedição e produziram relatos sobre a expedição.
Objetivos
Elaborar um livro didático de História e Geografia, sobre o município de Ibiporã, com conteúdos atualizados e que sirvam para ser utilizados por todos os alunos da rede municipal.
Comunidade de Aprendizagem
Secretaria Municipal de Educação de Educação\nPrefeitura Municipal de Educação\nVereadora Mari de Sá\nSecretário de Agricultura e Meio de Ambiente: Hélio da Silva\nSecretaria de Indústria e Comércio: Antonio Antonholi\nSAMAE: Miguel Gardini
Articulação com o currículo
Disciplina: História: história de Ibiporã, colonização, imigrantes, três poderes ,formas de trabalho, símbolos do município. Geografia: localização, limites, a inclusão dos espaços, a formação do município ,os espaços da zona rural e zona urbana, a sede do município, criação de animais, agricultura e pecuária, matéria prima e produto industrializado, comércio, indústria, hidrografia, vegetação, relevo, serviços públicos: tratamento da água e esgoto, coleta do lixo, Educação, Cultura , Segurança e Saúde. Português: oralidade, leitura e interpretação de textos, produção de textos, relatos, informativos. Português:oralidade, leitura e interpretação de textos, produção de textos, relatos,informativos. Matemática: sistema de numeração, cálculos, resolução de\nproblemas e gráficos.