Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Vamos Brincar? O que eu entendi sobre as brincadeiras antigas e atuais, é que as antigas eram mais saudáveis pois eram mais de cooperação. Já as brincadeiras de hoje são no celular, vídeo-game, tablet e computador.
Rian Vieira de Santana | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que você viu de diferente na casa do Sr. Moacir?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi na casa do senhor Moacir, morador do bairro. Neste local, encontramos brinquedos antigos confeccionados por ele e algumas relíquias como: moedor de café, vitrolas e rádios antigos, despertadores, apontador de lápis à manivela.... As crianças ficaram encantadas com as novidades, pois a maioria não tinha conhecimento dos objetos antigos e brincadeiras

Objetivos

Observou-se a necessidade de resgatar através das brincadeiras a cooperação, a ideia do coletivo, resgate de valores sociais essenciais, e é brincando que a criança começa a ter contato com o mundo a sua volta.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem aconteceu no dia 29 do mês de agosto. As convidadas para responder ao índice formativo ("Como era ir para a escola antigamente?" e "Você pode nos ensinar uma brincadeira?" )foram as senhoras: Maria Rosária Freire Mendes; Dirce Mendes Fantini e Maria Aparecida Mendes Farinácio. Elas compartilharam com as crianças as dificuldades de antigamente para estudar e trabalhar na roça para ajudar os pais, as brincadeiras simples que faziam, porém muito divertidas.

Articulação com o currículo

História: A família e pessoas que formam esse grupo.\nMatemática: Levantamento de dados; elaboração de gráficos.\nLíngua Portuguesa: Textos informativos; Texto instrucional.\nGeografia: O ser humano modifica o ambiente.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professora Almerinda

Diretor
Rosemary Bento

Turma
3º ano

Número de alunos
21

Educadores
Isangela Fantini Rodrigues

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
Samira Madeira Ortega Cortellete\nDirce Mendes Fantini\nMaria Aparecida Mendes Farinácio\nMaria Rosária Freire Mendes

Trabalhar com essa temática foi uma experiência muito agradável e construtiva. A aprendizagem adquirida através dos textos trabalhados, dos depoimentos, das brincadeiras realizadas, da alegria dos alunos em confeccionar os próprios brinquedos foi imensa.\n Valorizar a história das brincadeiras das gerações anteriores proporcionou uma reflexão sobre o passado e o presente, a forma como o ser humano modifica o meio ambiente de acordo com suas necessidades influenciou na maneira como vivemos hoje. Brincando a criança começa a ter contato com o mundo a sua volta, desenvolve suas habilidades cognitivas e motoras, bem como a cooperação
Isangela Fantini Rodrigues | Professor(a)