# AMO BRINCAR
“ Eu gostei muito desse projeto. Primeiro nós fomos na casa verde aqui do bairro onde vimos brinquedos antigos feitos com materiais recicláveis. O dono da casa é um senhor muito gentil e nos recebeu com muita alegria. Com esse projeto brincamos muito e aprendemos muitas brincadeiras. Fizemos brinquedos com materiais recicláveis, pesquisamos brincadeiras de outros países e descobrimos que algumas brincadeiras possuem nomes diferentes dependendo do país. Estudamos textos sobre brincadeiras, fizemos atividades envolvendo tabelas, gráficos e situações Problemas. Eu entrevistei minha mãe sobre as brincadeiras de sua época e foi muito legal. É muito importante as brincadeiras que movimenta o corpo para ter vida saudável.
João Alberto Chagas | aluno(a)
“ Eu achei muito interessante esse projeto que meu filho e sua turma fizeram no 4º ano – A. É muito importante resgatar essas brincadeiras, pois hoje em dia as crianças não sabem mais brincar. Vivem em celulares, computadores e vídeos games. Muitos desses jogos estimulam a violência, sem contar que eles podem prejudicar também o físico, como coluna e visão, e também pode afetar o emocional, pois muitas crianças criam vidas aos personagens dos jogos e deixam de viver com as outras pessoas ficando o tempo todo com um aparelho eletrônico.
Claudete Caprero | responsável
Pergunta Exploratória
O que vocês aprenderam com o seu Moacir?
Expedição Investigativa
A expedição ocorreu no dia 19 do mês de março. Fomos caminhando pelas ruas do bairro até chegar na Casa Verde onde mora o senhor Moacir. Os alunos ficaram maravilhados, pois viram muitas coisas diferentes, como carrinhos de madeiras, muitos telefones e relógios antigos, casinhas e aviões de madeira, e muitos feitos ou modificados pelo seu Moacir. Havia também pela casa fotografias de viagem e eventos que seu Moacir participou.
Objetivos
Iremos juntos resgatar diferentes tipos de brincadeiras e levar a criança aproveitar o máximo sua infância de forma prazerosa e com alegria.
Comunidade de Aprendizagem
A senhora Dilce Graciolli Bertoncini veio relatar um pouco sobre as brincadeiras e brinquedos da sua infância. Relatou que é muito importante a criança brincar e que hoje em dia as brincadeiras estão sendo substituída por celulares, computadores, televisão e vídeo games. Que a criança está deixando de movimentar seu corpo para ficar jogando com um aparelho, deixando de brincar com um amigo. Na infância dela era tudo muito diferente e as crianças se divertiam muito uma com a outra.
Articulação com o currículo
Foi trabalhado nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Em Matemática pode ser trabalhado situações problemas, gráficos, jogos brincadeiras e tabelas. Nas outras disciplinas pode ser trabalhado interpretação de texto, pesquisas no laboratório de informática, pesquisas com a família, confecções de brinquedos, cartazes, brincadeiras, jogos, etc. Essas atividades realizadas pode ser trabalhada dentro do planejamento escolar.