Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

# AMO BRINCAR Eu gostei muito desse projeto. Primeiro nós fomos na casa verde aqui do bairro onde vimos brinquedos antigos feitos com materiais recicláveis. O dono da casa é um senhor muito gentil e nos recebeu com muita alegria. Com esse projeto brincamos muito e aprendemos muitas brincadeiras. Fizemos brinquedos com materiais recicláveis, pesquisamos brincadeiras de outros países e descobrimos que algumas brincadeiras possuem nomes diferentes dependendo do país. Estudamos textos sobre brincadeiras, fizemos atividades envolvendo tabelas, gráficos e situações Problemas. Eu entrevistei minha mãe sobre as brincadeiras de sua época e foi muito legal. É muito importante as brincadeiras que movimenta o corpo para ter vida saudável.
João Alberto Chagas | aluno(a)
Eu achei muito interessante esse projeto que meu filho e sua turma fizeram no 4º ano – A. É muito importante resgatar essas brincadeiras, pois hoje em dia as crianças não sabem mais brincar. Vivem em celulares, computadores e vídeos games. Muitos desses jogos estimulam a violência, sem contar que eles podem prejudicar também o físico, como coluna e visão, e também pode afetar o emocional, pois muitas crianças criam vidas aos personagens dos jogos e deixam de viver com as outras pessoas ficando o tempo todo com um aparelho eletrônico.
Claudete Caprero | responsável
Pergunta Exploratória

O que vocês aprenderam com o seu Moacir?

Expedição Investigativa

A expedição ocorreu no dia 19 do mês de março. Fomos caminhando pelas ruas do bairro até chegar na Casa Verde onde mora o senhor Moacir. Os alunos ficaram maravilhados, pois viram muitas coisas diferentes, como carrinhos de madeiras, muitos telefones e relógios antigos, casinhas e aviões de madeira, e muitos feitos ou modificados pelo seu Moacir. Havia também pela casa fotografias de viagem e eventos que seu Moacir participou.

Objetivos

Iremos juntos resgatar diferentes tipos de brincadeiras e levar a criança aproveitar o máximo sua infância de forma prazerosa e com alegria.

Comunidade de Aprendizagem

A senhora Dilce Graciolli Bertoncini veio relatar um pouco sobre as brincadeiras e brinquedos da sua infância. Relatou que é muito importante a criança brincar e que hoje em dia as brincadeiras estão sendo substituída por celulares, computadores, televisão e vídeo games. Que a criança está deixando de movimentar seu corpo para ficar jogando com um aparelho, deixando de brincar com um amigo. Na infância dela era tudo muito diferente e as crianças se divertiam muito uma com a outra.

Articulação com o currículo

Foi trabalhado nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Em Matemática pode ser trabalhado situações problemas, gráficos, jogos brincadeiras e tabelas. Nas outras disciplinas pode ser trabalhado interpretação de texto, pesquisas no laboratório de informática, pesquisas com a família, confecções de brinquedos, cartazes, brincadeiras, jogos, etc. Essas atividades realizadas pode ser trabalhada dentro do planejamento escolar.


Ficha Técnica
Escola
Escola Mun. Profª Almerinda F. do Nascimento

Diretor
Rosimary Bento Macedo dos santos

Turma
4º ano - A

Número de alunos
21

Educadores
Maria Clementina Bertoncini

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
Dilce Gracioli Bertoncini\nMoacyr de Souza

Com o tema escolhido #amo brincar sobre o Programa União Faz a Vida, pude junto com os alunos resgatar brincadeiras que hoje em dia não estão sendo mais tão praticadas com os alunos, pois muitas brincadeiras que os alunos participaram eram desconhecidas por muitos deles. Muitas crianças relataram que hoje brincam muito nos jogos de vídeo games, computadores e celulares e que desconheciam algumas dessas brincadeiras trabalhadas. Perceberam que brincar é saudável, fazendo bem ao físico, o mental e o social. Relataram que muitos ficam tão vidrados em jogos eletrônicos e deixam os amigos de lado. Percebi que os alunos gostaram muito do projeto, pois muitas pesquisas foram feitas, pesquisas com os familiares, realização de brincadeiras e confecções de brinquedos.
Maria Clementina Bertoncini | Professor(a)