Classificação: Literatura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Quem Conta Um Ponto Aumenta Um Ponto. O projeto foi muito importante, pois incentiva a leitura e a cooperação entre as crianças e contribui para o aprendizado de todos.
Juliana Pereira O. de Lima. | responsável
Pergunta Exploratória

O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE A HISTÓRIA QUE OUVIU?

Expedição Investigativa

Foi proposto para os alunos que realizássemos uma visita à Biblioteca Pública Cidadã de Ibiporã Zilda Arns. As crianças gostaram muito pois tiveram contato com vários tipos de livros e ouviram uma história contada pela bibliotecária.

Objetivos

Despertar o interesse e habilidades de leitura; participar de diferentes momentos de leitura ampliando o vocabulário e diferentes possibilidades.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade foi ótima, pudemos contar com o apoio e boa vontade da Contadora de história Lúcia Baran Shimizer.\nA mesma veio até a nossa escola e contou alguns Contos e Fábulas, as crianças ficaram encantadas além de entenderem ainda mais a diferença de uma e outra.

Articulação com o currículo

Nosso projeto, teve relação com os seguintes conteúdos: Português: produção textual e gramática. Matemática: medidas de tempo, situações problemas, seriação e classificação. Geografia: Elementos do meio urbano. História: Meios de comunicação.


Ficha Técnica
Escola
Complexo Educacional Professora Maria do Carmo Galvão Uille

Diretor
Mirela Lopes de Arruda

Turma
2ºA

Número de alunos
25

Educadores
Katia Aparecida de Oliveira\nMichelle Aparecida Almeida\nDecalafe Adriana Ponce Miranda

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
Lúcia Baram Shimizu

Partindo do projeto fiquei um pouco na dúvida qual tema iria trabalhar com meus alunos já que o objetivo era desenvolver o cooperativismo nas crianças. Eu estava fazendo um curso de literatura e peguei gosto pela leitura. Resolvi então trabalhar juntamente com eles em sala de aula.Já que eles poderiam desenvolver o gosto pela leitura e ler para os amiguinhos e até ajudar os pais e avós que de repente não sabem ler ou escrever. Percebi então que quando o trabalho é feito com gosto, fica fácil descobrir a melhor forma de envolver a turma. As próprias crianças puderam observar que através das histórias contadas, lidas elas nos permitem sonhar, enfrentar medos, vencer angústias, desenvolver a imaginação, viver outras vidas, conhecer outras civilizações. Além disso, nos dá acesso a uma parte da herança cultural da humanidade afinal, tivemos a oportunidade de conhecer vários autores.
Katia Aparecida de Oliveira Galassi | Professor(a)