Classificação: Relação Familiar
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Não precisa ser de sangue, basta ser família
Pergunta Exploratória

DE QUE FORMA A FAMÍLIA QUE VISITAMOS VIVE?

Expedição Investigativa

Fomos fazer nossa expedição investigativa, na casa da nossa querida amiga Dona Dirce, funcionária da nossa escola, para um bate papo sobre a convivência familiar. \n Na visita, que por sinal foi muito agradável, conversamos sobre como a família vive, quem são as pessoas que moram na casa. As crianças interagiram muito com a família

Objetivos

O tema família, escolhido veio ao encontro do planejamento do 3º ano, e também tendo em vista algumas realidades de famílias diferentes dentro da sala de aula. Percebi que este tema além de gerar algumas dúvidas, faz com que os alunos exponham suas realidades familiares, para uma melhor convivência familiar.

Comunidade de Aprendizagem

Recebemos na nossa sala a Senhora Caroline Ranieri Sípoli Consolin, como o nosso tema é família ela veio nos contar um pouco sobre o Processo de Adoção que acabou de acontecer na sua vida.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa=Oralidade, Leitura,Escrita,Ortografia e\nInterpretação\nMatemática=Medidas de tempo,Medidas de valor e Situações problemas\nHistória=Lazer, moradia e alimentação, Trabalho remunerado,Acontecimentos da vida, A família como grupo: usos e costumes\nGeografia= A superfície terrestre é a moradia dos seres vivos., O meio ambiente em que vivemos.


Ficha Técnica
Escola
C.E.M Prof. Vera Lucia Pansardi Casagrande

Diretor
Lourdes Marcelino

Turma
3º ano

Número de alunos
19

Educadores
Patrícia Ranieri Sípoli

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
Asilo Lar Padre Leone;\nCaroline Ranieri Sípoli Consolin

Nosso projeto foi excelente, pois os alunos participaram muito e ainda interagiram com os demais. Foi muito bom o que ocorreu na nossa sala. Fizemos vários debates e atividades onde foram discutidas as diferentes formas de ser família. Descobrimos que os laços de sangue são pequenos perto do relacionamento que existe no meio familiar.
Patrícia Ranieri Sípoli | Professor(a)