Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cante e Encante
Pergunta Exploratória

Que som mais nos acolhe, estimula?

Expedição Investigativa

Foi ambientada uma sala com luzes, música (no primeiro momento mais calma e após mais agitada) e fantoches. As crianças prestavam atenção em cada som, batendo palma, sorrindo, a professora cantando com o fantoche também chamou a atenção e as crianças ficavam muito atentas, acompanhando a professora e as luzes do ambiente. Quando a música parava as crianças ficavam esperando, procurando o som. Foi muito legal, pois percebeu-se que o som, seja ele de música ou fala, é o que mais chama atenção nesta faixa etária e as crianças tentam acompanhar e imitar, cada uma do seu jeito.

Objetivos

Desenvolver o autoconhecimento e o desenvolvimento da corporeidade (mente, físico, emoção e espiritualidade) das crianças.

Comunidade de Aprendizagem

Professora Elis Wink, Professora Ana Paula e Famílias.

Articulação com o currículo

Linguagem oral, Linguagem espaço temporal, Linguagem plástico-visual, Linguagem sonoro-musical, Linguagem gestual-corporal, Linguagem do jogo simbólico, Linguagem visual e verbal, Linguagem lógico-matemática, Linguagem da natureza, Linguagem culinária, Linguagem da alimentação, Linguagem da higiene, Linguagem do sono, Linguagem dos cuidados, sentimentos e afetos, Linguagem escrita, Linguagem da acolhida e da despedida.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Descobrindo o Saber

Diretor
Andréia Regina Trindade

Turma
Berçário I

Número de alunos
10

Educadores
Solange F. da Silva Machado, Alexandra Engler Biguelini, Cristiane da Silva da Rosa, Denise A. dos Santos e Juliana do Nascimento

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Professora Elis Wink, Professora Ana Paula e Famílias

Assessoria Pedagógica
UCEFF Itapiranga
A partir do Projeto “Cante e Encante” foram realizadas atividades como danças, cantigas de roda e de ninar, apresentação com músicas, além de exploração de brinquedos sonoros e instrumentos. O projeto contribuiu muito para o desenvolvimento dos bebês em todos os aspectos.
Solange | Professor(a)