Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Ser diferente é legal. Se a gente deixar nosso coração cheio do veneno do preconceito, a gente magoa as pessoas, e isso não é legal. Legal mesmo é que a gente é diferente!
Lorena Vitória Viana Riuti de Souza. | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Somos todos iguais?

Expedição Investigativa

No dia 18 de abril fomos à Escola de Educação Básica João XXIII. Ao chegarmos lá, fomos muito bem recebidos pela Vice-diretora da escola, a senhora Rosana de Almeida, logo na entrada vimos a sala dos bebês. Conhecemos toda a estrutura da escola. Havia uma criança sendo atendida naquele momento, observamos pela janela. Meus alunos se encantaram.\nA vice-diretora nos levou até uma sala de reuniões, onde haviam organizado o espaço para nos receber e explicou que nos levaria para visitar sua escola.

Objetivos

Minha intenção com este tema será conscientizar os alunos de que todas as pessoas merecem respeito, pois o que nos torna únicos, são as nossas diferenças.

Comunidade de Aprendizagem

Os alunos queriam saber como pessoas com deficiência física, realizam atividades do dia a dia, então como temos uma educadora infantil em nosso município que é cadeirante, eu a convidei para aplicar uma aula sobre esse tema a fim de explicar e demonstrar a eles sua rotina e suas maiores limitações e superações.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Leitura, escrita e oralidade, Matemática: Geometria, noções de medidas, relação entre quantificadores, História: Nosso município, trabalho voluntario, pontos turísticos, Movimento: Expressividade e coordenação motora fina e ampla, Ciências: O sol, animais domésticos e selvagem, relação do homem com os animais, Geografia:, ambiente escolar; Artes: Ilustrações, Desenho e Pintura; Cartazes; Obras de Arte (apreciação e releitura);Linguagem Plástica.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Recanto dos Baixinhos

Diretor
Ana Paula Betiati Marques

Turma
Pré II Matutino

Número de alunos
15

Educadores
Iluã Verônica Siqueira de Moraes e Maria Simone Rosa de Carvalho

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Ibiporã e Secretaria de Educação.

Finalizo esse projeto cheia da esperança de que meus alunos aprenderam a conviver com as diferenças, e com a certeza de que possuem um novo olhar sobre esse tema, afinal, não se pode oferecer aquilo que não se tem, e essa foi nossa maior lição. Assim, construímos juntos a noção de que ninguém é igual a ninguém, porém todos merecemos respeito.
Iluã Verônica Siqueira de Moraes. | Professor(a)