O Coelho
“ “Depois do passeio na chácara Murilo chega em casa cheio de novidades para contar pra mamãe e papai... Mãe tinha vaca, porco, galinha, coelho. Ele pula assim e imita o coelho. Comi pipoca, suco tava uma delícia, segundo ele. Contou até pra vó, tia, babá, dos animais, que tinha ido de ônibus que chique.\n Acredito que tenha se divertido muito tava bem animado. O passeio foi ótimo pra ele pois até hoje ele ainda comenta sobre o passeio que fez”.
Priscila (Mãe Murilo) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao manusearem a caixa ?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças manuseando uma caixa temática, com diferentes elementos.
Objetivos
Reconhecer diferentes elementos, bem como suas características e utilidades nas situações de interações e brincadeiras.
Comunidade de Aprendizagem
Zuleide Aparecida Michels _ Proprietária da Chácara
Articulação com o currículo
O brincar no cotidiano dos bebês é mais do que uma ação pedagógica. É a oportunidade vivencial para que o desenvolvimento da criança ocorra nos diversos aspectos. Brincar no contexto da creche, com o recurso da expedição, foi uma oportunidade para reconhecer o quanto as crianças são potentes e, o quanto elas produzem expressões e com elas comunicam suas ideias, gostos, domínios e relações. Neste sentido , as experiencias desencadeadas na proposta curricular da turma oportunizaram a criação e a experimentação de diversas linguagens e formas expressivas, fortalecendo a convivência entre as crianças. Dentre os diferentes objetos explorados na expedição, as crianças demonstraram interesse pelo COELHO e ele se transformou não apenas no tema do projeto, mas, no efetivo sentido da aprendizagem e desenvolvimento das ações cotidianas. Tudo o que se referia ao coelho era interessante e motivador e, o contato com a realidade onde os coelhos moram foi uma concretização para as crianças.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, onde a observação e registro das expressões das crianças fortaleceram a escolha do tema do projeto.