O mundo encantado da leitura
“ "Eu gostei da caça ao tesouro, também gostei do nome do nosso projeto. Eu amei a festa junina. Eu gosto da minha professora e a minha escola é muito linda. Eu gosto muito da merenda da Suzana e da Édina e também gosto da diretora."
"Para mim os passeios são muito bons para nós conhecermos coisas novas. As aulas estão muito boas, nós estamos aprendendo muitas coisas, que vamos precisar para o resto da vida. O projeto é muito bom para nós conhecermos pessoas novas e importantes para nossa aprendizagem."
Betânia (2º ano) Letícia (3º ano) | aluno(a)
“ "Na nossa opinião está tudo ótimo, pois nossa filha está muito feliz por estar fazendo parte do quadro de alunos da escola e nós estamos muito contentes ao sentir que há um agrande responsabilidade da direção, professores e funcionários. A todos o nosso muito obrigado."
Nós estamos muito satisfeitos com a escola por que tem bastante atividades diferentes para os alunos. Os professores são muito atenciosos e dedicados com todos. A escola, todos os professores e funcionários estão de parabéns. Ficamos muito felizes do nosso filho fazer parte desta escola."
Vânia e Delcio (pais da Milena 2º ano) Catiane e Elizandro (pais do Gabriel 3º ano) | responsável
Pergunta Exploratória
O que mais chamou sua atenção neste lugar?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu inicialmente na sala de aula com a contação de uma história do Pirata Barba Ruiva, após os alunos saíram para o pátio da escola, onde foram em busca das pistas organizadas pelas professoras, que levavam ao tesouro (baú de livros). Pode-se perceber que os alunos ficaram muito curiosos com as pistas e com as atividades que tinham que fazer para chegarem até o tesouro.
Objetivos
Aprimorar o gosto pela leitura e pela argumentação em diferentes textos e contextos de seu dia a dia, incentivando, assim, o desejo de ler, possibilitando um contato direto e indireto com a leitura, percebendo que ela esta presente no nosso cotidiano, tanto dentro como fora do ambiente escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família e comunidade geral
Articulação com o currículo
Alfabetização: Identificação das letras nos livros, Recorte de palavras, Identificação de imagens com o nome
Jogos pedagógicos
Leitura da Historia do Sitio do Pica pau Amarelo e confecção de marcadores de livros personalizados
II Circuito Literário: participação dos alunos no evento
Fala sobre a Dengue
Fala sobre alimentação saudável
Participação do teatro O gato e a Rata
Tenda da fada
Teatro Quem roubou a alegria do palhaço
Música nas datas comemorativas: leitura e interpretação
Dia do Índio – Música 1, 2, 3 indiozinho
Páscoa – Música do coelho
Dia das mães – Música mamãe maravilha e Jamais deixarei você
Festa Junina – Música Eu só quero um xodó, Asa Branca, Pulando que nem pipoca e fogo na bota
Copa do Mundo – Música Mostra tua força Brasil e Hino Nacional
Dias das crianças
Final de ano
Hora do conto:Leitura de histórias nos espaços da escola, Trabalho em sala de aula vinculado ao currículo
Sacola da leitura
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa os alunos comentaram o que mais gostaram da expedição: os diversos livros oferecidos, a surpresa do tesouro e também as atividades lúdicas proporcionadas.