Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O mundo encantado da leitura "Eu gostei da caça ao tesouro, também gostei do nome do nosso projeto. Eu amei a festa junina. Eu gosto da minha professora e a minha escola é muito linda. Eu gosto muito da merenda da Suzana e da Édina e também gosto da diretora."
"Para mim os passeios são muito bons para nós conhecermos coisas novas. As aulas estão muito boas, nós estamos aprendendo muitas coisas, que vamos precisar para o resto da vida. O projeto é muito bom para nós conhecermos pessoas novas e importantes para nossa aprendizagem."
Betânia (2º ano) Letícia (3º ano) | aluno(a)
"Na nossa opinião está tudo ótimo, pois nossa filha está muito feliz por estar fazendo parte do quadro de alunos da escola e nós estamos muito contentes ao sentir que há um agrande responsabilidade da direção, professores e funcionários. A todos o nosso muito obrigado."
Nós estamos muito satisfeitos com a escola por que tem bastante atividades diferentes para os alunos. Os professores são muito atenciosos e dedicados com todos. A escola, todos os professores e funcionários estão de parabéns. Ficamos muito felizes do nosso filho fazer parte desta escola."
Vânia e Delcio (pais da Milena 2º ano) Catiane e Elizandro (pais do Gabriel 3º ano) | responsável
Pergunta Exploratória

O que mais chamou sua atenção neste lugar?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu inicialmente na sala de aula com a contação de uma história do Pirata Barba Ruiva, após os alunos saíram para o pátio da escola, onde foram em busca das pistas organizadas pelas professoras, que levavam ao tesouro (baú de livros). Pode-se perceber que os alunos ficaram muito curiosos com as pistas e com as atividades que tinham que fazer para chegarem até o tesouro.

Objetivos

Aprimorar o gosto pela leitura e pela argumentação em diferentes textos e contextos de seu dia a dia, incentivando, assim, o desejo de ler, possibilitando um contato direto e indireto com a leitura, percebendo que ela esta presente no nosso cotidiano, tanto dentro como fora do ambiente escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família e comunidade geral

Articulação com o currículo

Alfabetização: Identificação das letras nos livros, Recorte de palavras, Identificação de imagens com o nome
Jogos pedagógicos
Leitura da Historia do Sitio do Pica pau Amarelo e confecção de marcadores de livros personalizados
II Circuito Literário: participação dos alunos no evento
Fala sobre a Dengue
Fala sobre alimentação saudável
Participação do teatro O gato e a Rata
Tenda da fada
Teatro Quem roubou a alegria do palhaço
Música nas datas comemorativas: leitura e interpretação
Dia do Índio – Música 1, 2, 3 indiozinho
Páscoa – Música do coelho
Dia das mães – Música mamãe maravilha e Jamais deixarei você
Festa Junina – Música Eu só quero um xodó, Asa Branca, Pulando que nem pipoca e fogo na bota
Copa do Mundo – Música Mostra tua força Brasil e Hino Nacional
Dias das crianças
Final de ano
Hora do conto:Leitura de histórias nos espaços da escola, Trabalho em sala de aula vinculado ao currículo
Sacola da leitura

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa os alunos comentaram o que mais gostaram da expedição: os diversos livros oferecidos, a surpresa do tesouro e também as atividades lúdicas proporcionadas.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Duque de Caxias

Diretor
Carla Elizandra Gindri Rosa

Turma
1º, 2º e 3º anos

Número de alunos
25

Educadores
Lizie Roos Costenaro Bataglin, Jéssica Contessa de Quadros e Jéssica Savaris Fernandes

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Francisco de Assis

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO FRANCISCO DE ASSIS

Apoiadores
Silvio Lunardi Hemann\nValdinei Ben Sacardi

Assessoria Pedagógica
Letícia Concatto
"Bom, este ano está sendo único! Além de ter a oportunidade de trabalhar com duas turmas e com diferentes níveis de aprendizagem, temos ainda a inclusão que vem nos trazer muitos conhecimentos e abrindo um leque gigantesco de aprendizagens. No decorrer do projeto, pude perceber o interesse das crianças ao trabalharmos a leitura em todos os seus sentidos. A alegria de ver nos olhinhos deles quando convidávamos para irmos em algum passeio educativo é sem igual! Penso que sempre que for possível, tirar as crianças de dentro da sala de aula e ofertar uma aula diferente, dinâmica, atraente faz com que o que é ensinado as crianças se torne concreto e fixa o conteúdo com um toque de imaginação, e não fica um conteúdo supérfluo. Carinho, afeto, amor, comprometimento, respeito e imaginação são características que todo professor deve ter."
Lizie Roos Costenaro Bataglin | Professor(a)