Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Era uma vez “Temos que ser unidos sempre, um ajudando o outro. ”
Alexandre Henrique Breve da Silva | aluno(a)
A Nathalya aprendeu que a criança pode ler alguns livros de adulto, quando tem interesse em ler algum livro é possível pedir aos pais emprestar da biblioteca e ainda que, não são só as crianças que podem ler e sim os pais para incentivá-los mais na leitura.
Lilian Lopes de Oliveira | responsável
Pergunta Exploratória

Será que tudo que está nos livros, que você viu na biblioteca, é verdade ou invenção?

Expedição Investigativa

Na Biblioteca Municipal Cidadã Zilda Arns Neumann - Ibiporã, onde os alunos foram observar como é uma biblioteca E SE OS LIVROS QUE ALI ESTAVAM E TODAS SUAS HISTORIAS ERAM REAIS.\nDurante a observação os alunos iam fazendo questionamentos e manuseando os livros, fazendo uma leitura de maneira não convencional.

Objetivos

Mostrar aos alunos que é a partir da literatura infantil que se desenvolve a imaginação, e se a leitura for cultivada desde cedo pode-se adquirir diversos conhecimentos

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem foi realizada no dia 10 /09 /18, a educadora Bianca Soares de Farias veio a nossa turma contar uma história. Mas ao chegar quem veio foi a “vovó Felícia”, ela disse aos alunos que a Bianca estava doente e mandou ela no seu lugar. Começou contando que ela brincava com o João (aquele do pé de feijão), também brincava com a Cindy (a cinderela) e quem ensinou ela a ler as histórias foi a Branca (a Branca de neve), o livro que ela trouxe para contar foi a história O Papagaio Real.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Leitura feita pelo professor para a criança e leitura da criança de forma não convencional, escrita- produção textual.\nMatemática: Relações entre quantificadores, medidas de tempo, Figuras geométricas, : Registro de quantidades numéricas :contagem ,medidas de tempo : ontem ,hoje ,amanhã, agora e depois. Artes: Produção de texto coletivo, reprodução de histórias através do desenho , pintura , modelagem e dobradura .Geografia : por que e como os homens modificam e produzem o seu meio ambiente , As regras de convivência da comunidade escolar, História: trabalho social, : o nosso município - compra dos livros

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No dia 25 de Abril reunimo-nos para um conselho de grupo para escolher o nome do nosso projeto através de uma votação.\nPrimeiramente eles tiveram dificuldade em falar nomes, mas depois de algumas intervenções eles escolheram os seguintes nomes:\n ABELI\n JOANA \n JUJU\n POTINHO \n FADINHA\n ERA UMA VEZ\n BELI \n VIDA\nA votação foi feita com os alunos escolhendo o nome que eles queriam levantando a mão.\nFicou assim:\n1 voto para ABELI\n1 voto para JUJU\n2 votos para FADINHA\n11 votos para ERA UMA VEZ\n9 votos para BELI\n1 voto para VIDA\nPor tanto o nome do nosso projeto é ERA UMA VEZ.

Ficha Técnica
Escola
CEM Profª Maria do Carmo Galvão Uille

Diretor
Mirela Lopes de Arruda

Turma
Pré II

Número de alunos
24

Educadores
Nilse Mariléia Ribeiro\nDivanea Meretica

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
Bianca Soares de Farias

Ler histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, é suscitar o imaginário, despertar a curiosidade, com este projeto foi possível perceber todas estas sensações entre os alunos.
Nilse Mariléia Ribeiro | Professor(a)