Era uma vez
“ “Temos que ser unidos sempre, um ajudando o outro. ”
Alexandre Henrique Breve da Silva | aluno(a)
“ A Nathalya aprendeu que a criança pode ler alguns livros de adulto, quando tem interesse em ler algum livro é possível pedir aos pais emprestar da biblioteca e ainda que, não são só as crianças que podem ler e sim os pais para incentivá-los mais na leitura.
Lilian Lopes de Oliveira | responsável
Pergunta Exploratória
Será que tudo que está nos livros, que você viu na biblioteca, é verdade ou invenção?
Expedição Investigativa
Na Biblioteca Municipal Cidadã Zilda Arns Neumann - Ibiporã, onde os alunos foram observar como é uma biblioteca E SE OS LIVROS QUE ALI ESTAVAM E TODAS SUAS HISTORIAS ERAM REAIS.\nDurante a observação os alunos iam fazendo questionamentos e manuseando os livros, fazendo uma leitura de maneira não convencional.
Objetivos
Mostrar aos alunos que é a partir da literatura infantil que se desenvolve a imaginação, e se a leitura for cultivada desde cedo pode-se adquirir diversos conhecimentos
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem foi realizada no dia 10 /09 /18, a educadora Bianca Soares de Farias veio a nossa turma contar uma história. Mas ao chegar quem veio foi a “vovó Felícia”, ela disse aos alunos que a Bianca estava doente e mandou ela no seu lugar. Começou contando que ela brincava com o João (aquele do pé de feijão), também brincava com a Cindy (a cinderela) e quem ensinou ela a ler as histórias foi a Branca (a Branca de neve), o livro que ela trouxe para contar foi a história O Papagaio Real.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Leitura feita pelo professor para a criança e leitura da criança de forma não convencional, escrita- produção textual.\nMatemática: Relações entre quantificadores, medidas de tempo, Figuras geométricas, : Registro de quantidades numéricas :contagem ,medidas de tempo : ontem ,hoje ,amanhã, agora e depois. Artes: Produção de texto coletivo, reprodução de histórias através do desenho , pintura , modelagem e dobradura .Geografia : por que e como os homens modificam e produzem o seu meio ambiente , As regras de convivência da comunidade escolar, História: trabalho social, : o nosso município - compra dos livros
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No dia 25 de Abril reunimo-nos para um conselho de grupo para escolher o nome do nosso projeto através de uma votação.\nPrimeiramente eles tiveram dificuldade em falar nomes, mas depois de algumas intervenções eles escolheram os seguintes nomes:\n ABELI\n JOANA \n JUJU\n POTINHO \n FADINHA\n ERA UMA VEZ\n BELI \n VIDA\nA votação foi feita com os alunos escolhendo o nome que eles queriam levantando a mão.\nFicou assim:\n1 voto para ABELI\n1 voto para JUJU\n2 votos para FADINHA\n11 votos para ERA UMA VEZ\n9 votos para BELI\n1 voto para VIDA\nPor tanto o nome do nosso projeto é ERA UMA VEZ.