A água
“ "Nossa expedição investigativa começou com a visita a sanga para conhecer a cachoeira. Chegando lá, nós observamos a natureza ao redor da cachoeira e também a queda d\\\'água. Fizemos também a visita a Corsan onde ouvimos uma palestra sobre como é distribuída a água nas casas na cidade e também como é tratada esta mesma água. Vimos o reservatório onde está água é armazenada para, posteriormente ser tratada. Retornando dessas viagens, fizemos um filtro para filtrarmos a água e observar esta filtração. Também pesquisamos e observamos diferenças e semelhanças da água que temos em nossas casas e a água que é distribuída na cidade, esta que é tratada com cloro, sendo que a de nossas casas muitas vezes não é."
todos os alunos juntos | aluno(a)
“ -----
----- | responsável
Pergunta Exploratória
Que tipo de água é essa?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu na Cachoeira do Beluno, onde os alunos foram investigar como era a água daquele local. Perceberam que na margem da sanga tinha muito lixo, acharam o local muito bonito, identificaram que tinha uma manga que levava água da sanga para um açude e queriam entrar na água para tomar banho.
Objetivos
O projeto tem como objetivo incentivar o cuidado com o meio ambiente, trabalhando com o recurso natural – água, ampliando o conhecimento sobre o assunto, seus cuidados e preservação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, famílias e comunidade geral
Articulação com o currículo
Visita na Corsan: Trabalhar com os alunos como é o tratamento da água, Produção de texto para relatar a visita, Confecção de um cartaz com as informações da visita
Poesias da turma: Produção em sala de aula de poesias sobre a água, Apresentação no Festival Estudantil de uma das poesias da turma
Experiências com água: Estudo sobre os estados físicos da água
Estudo sobre o filtro de água: Comparação do funcionamento com um filtro comprado, Ilustração das duas experiências
Pesquisa nas famílias: Pesquisar com as famílias de onde vem a água (poço/ vertente), Conversa com uma professora para demonstrar uma conta de água, Registros fotográficos ou artísticos dos locais (poço e vertente)
Piquenique na vertente da Dona Neila: Lanche cooperativo com os alunos na vertente
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa os alunos comentaram que querem visitar mais vezes a cachoeira, querem fazer um piquenique e produziram um cartaz e uma produção textual sobre o que viram.