Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A água "Nossa expedição investigativa começou com a visita a sanga para conhecer a cachoeira. Chegando lá, nós observamos a natureza ao redor da cachoeira e também a queda d\\\'água. Fizemos também a visita a Corsan onde ouvimos uma palestra sobre como é distribuída a água nas casas na cidade e também como é tratada esta mesma água. Vimos o reservatório onde está água é armazenada para, posteriormente ser tratada. Retornando dessas viagens, fizemos um filtro para filtrarmos a água e observar esta filtração. Também pesquisamos e observamos diferenças e semelhanças da água que temos em nossas casas e a água que é distribuída na cidade, esta que é tratada com cloro, sendo que a de nossas casas muitas vezes não é."
todos os alunos juntos | aluno(a)
-----
----- | responsável
Pergunta Exploratória

Que tipo de água é essa?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu na Cachoeira do Beluno, onde os alunos foram investigar como era a água daquele local. Perceberam que na margem da sanga tinha muito lixo, acharam o local muito bonito, identificaram que tinha uma manga que levava água da sanga para um açude e queriam entrar na água para tomar banho.

Objetivos

O projeto tem como objetivo incentivar o cuidado com o meio ambiente, trabalhando com o recurso natural – água, ampliando o conhecimento sobre o assunto, seus cuidados e preservação.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, famílias e comunidade geral

Articulação com o currículo

Visita na Corsan: Trabalhar com os alunos como é o tratamento da água, Produção de texto para relatar a visita, Confecção de um cartaz com as informações da visita
Poesias da turma: Produção em sala de aula de poesias sobre a água, Apresentação no Festival Estudantil de uma das poesias da turma
Experiências com água: Estudo sobre os estados físicos da água
Estudo sobre o filtro de água: Comparação do funcionamento com um filtro comprado, Ilustração das duas experiências
Pesquisa nas famílias: Pesquisar com as famílias de onde vem a água (poço/ vertente), Conversa com uma professora para demonstrar uma conta de água, Registros fotográficos ou artísticos dos locais (poço e vertente)
Piquenique na vertente da Dona Neila: Lanche cooperativo com os alunos na vertente

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa os alunos comentaram que querem visitar mais vezes a cachoeira, querem fazer um piquenique e produziram um cartaz e uma produção textual sobre o que viram.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Duque de Caxias

Diretor
Carla Elizandra Gindri Rosa

Turma
4º e 5º anos

Número de alunos
6

Educadores
Jezus Amir Sacardi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Francisco de Assis

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO FRANCISCO DE ASSIS

Apoiadores
Neila Ana Ben Sacardi\nErnestina Maria Flores ME

"Ao realizar a expedição investigativa sobre a água, percebemos que devemos ter muito cuidado para que está mesma água não vá faltar ao passar do tempo. Observamos que ela é tão importante à sobrevivência de todos os seres vivos. Devemos preservar as nascentes e as florestas para evitar a falta d'água no futuro."
Jezus Amir Sacardi | Professor(a)