Um sonho chamado leitura
“ "Com o estudo que realizamos referente a copa do mundo 2018, aprendemos muitas coisas sobre os países participantes, como suas etnias, linguagens, história, geografia, usos e costumes, etc. Foi como se estivesse viajado pelos mesmos.\nA viagem de estudos realizada na Estação do Conhecimento foi de fundamental importância para aprofundarmos o tema um sonho chamado leitura, pois conhecemos vários escritores e suas obras, nos detemos na vida e obra de Caio Fernando Abreu que ficou conhecido nacionalmente devido as suas produções."
Todos os alunos juntos | aluno(a)
“ ----
---- | responsável
Pergunta Exploratória
Quais são as fontes de leitura que usamos para nos informar?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa desenvolveu-se na sala de aula através do ensino híbrido onde os alunos tiveram a oportunidade de manusear diferentes fontes de leitura. Pode-se perceber que os alunos gostaram dos materiais apresentados.
Objetivos
Despertar o gosto pela leitura através de diversas fontes, para que os alunos sejam capazes de interpretar e argumentar sobre os temas em debate.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, famílias e comunidade no geral
Articulação com o currículo
II Circuito Literário: participação dos alunos no evento
Fala sobre a Dengue
Fala sobre alimentação saudável
Participação do teatro O gato e a Rata
Tenda da fada
Teatro Quem roubou a alegria do palhaço
Produção textual sobre o Circuito
Produção textual a partir de contos
Pesquisas na internet: Fazer pesquisas direcionadas na internet para trocarem ideias em sala de aula
Leitura: Leitura de livros e confecção de resumos e ficha de leitura
Utilizar jornais e revistas para interpretar as notícias
Dia das mães: Produção de poemas e mensagens - Apresentação em homenagem as mães
Estação do conhecimento: Visita dirigida na Estação e no Museu
Estudo sobre Caio Fernando Abreu e trabalhar em sala de aula com os textos do autor
Copa do mundo: Nomes dos jogadores (como escreve e pronúncia), Língua dos países, Pesquisar os países participantes, Preencher a tabela da copa, Ler e interpretar os diferentes tipos de gráficos através dos resultado
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa os alunos reuniram-se na sala de aula para uma roda de conversa sobre o tema. Foi feito uma produção textual e artística sobre a expedição.