Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Um sonho chamado leitura "Com o estudo que realizamos referente a copa do mundo 2018, aprendemos muitas coisas sobre os países participantes, como suas etnias, linguagens, história, geografia, usos e costumes, etc. Foi como se estivesse viajado pelos mesmos.\nA viagem de estudos realizada na Estação do Conhecimento foi de fundamental importância para aprofundarmos o tema um sonho chamado leitura, pois conhecemos vários escritores e suas obras, nos detemos na vida e obra de Caio Fernando Abreu que ficou conhecido nacionalmente devido as suas produções."
Todos os alunos juntos | aluno(a)
----
---- | responsável
Pergunta Exploratória

Quais são as fontes de leitura que usamos para nos informar?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa desenvolveu-se na sala de aula através do ensino híbrido onde os alunos tiveram a oportunidade de manusear diferentes fontes de leitura. Pode-se perceber que os alunos gostaram dos materiais apresentados.

Objetivos

Despertar o gosto pela leitura através de diversas fontes, para que os alunos sejam capazes de interpretar e argumentar sobre os temas em debate.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, famílias e comunidade no geral

Articulação com o currículo

II Circuito Literário: participação dos alunos no evento
Fala sobre a Dengue
Fala sobre alimentação saudável
Participação do teatro O gato e a Rata
Tenda da fada
Teatro Quem roubou a alegria do palhaço
Produção textual sobre o Circuito
Produção textual a partir de contos
Pesquisas na internet: Fazer pesquisas direcionadas na internet para trocarem ideias em sala de aula
Leitura: Leitura de livros e confecção de resumos e ficha de leitura
Utilizar jornais e revistas para interpretar as notícias
Dia das mães: Produção de poemas e mensagens - Apresentação em homenagem as mães
Estação do conhecimento: Visita dirigida na Estação e no Museu
Estudo sobre Caio Fernando Abreu e trabalhar em sala de aula com os textos do autor
Copa do mundo: Nomes dos jogadores (como escreve e pronúncia), Língua dos países, Pesquisar os países participantes, Preencher a tabela da copa, Ler e interpretar os diferentes tipos de gráficos através dos resultado

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa os alunos reuniram-se na sala de aula para uma roda de conversa sobre o tema. Foi feito uma produção textual e artística sobre a expedição.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Duque de Caxias

Diretor
Carla Elizandra Gindri Rosa

Turma
7º e 8º anos

Número de alunos
6

Educadores
Ednara Roos Sacardi, Nádia Roós e Lucia Sacardi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Francisco de Assis

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO FRANCISCO DE ASSIS

Apoiadores
José Cleandro Lançanova Marcon\nLeonir Nicola

Assessoria Pedagógica
Letícia Concatto
"Para nós professores, a participação no PUFV trás vários benefícios, pois, através dele ofertamos várias atividades diversificadas aos alunos como viagem de estudos, participação em encontros de formações, entre outros. E estas atividades estimulam-os a aprender e conhecer, estar em constante aprendizagem. "
Todos os professores juntos | Professor(a)