Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

Um, dois, três passinhos. “Estamos muito felizes que a Lívia adaptou-se na turminha de vocês, que são grandes profissionais, queridas e dedicadas com nossos pequenos. É notável quando a criança quer voltar para a escola, é sinal que ela gosta das pessoas e do ambiente. A participação dos pais na adaptação com certeza foi de grande importância, no nosso caso sentimos mais segurança. O carro de passeio sem comentários, maravilhosa ideia de vocês. Parabéns, Parabéns, Parabéns.” \n“Primeiramente agradeço as professoras pelo carinho e amor que tem com meu filho. E sobre a construção do carro passeio foi um prazer poder participar, porque para os pequenos será maravilhoso, poder sair todos juntinhos como coleguinhas e futuros amiguinhos e é claro que para as professoras será mais eficaz o transporte de todos. Acredito e tenho a plena certeza que o Pedro está cada vez mais esperto.
Renata Müller Costa Beuren;Mariéli de Moraes | responsável
Pergunta Exploratória

O que transmite confiança para as crianças e suas famílias durante o período de adaptação? (3 meses/período estendido pelo motivo de ainda estarmos adaptando alunos).

Expedição Investigativa

Ao iniciarmos o ano letivo nesta turma de crianças entre um e dois anos levamos como princípio, conhecer seus interesses e necessidades. Isso significa saber verdadeiramente quem são, saber da história de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontram, além de considerar o tempo que permanecem na escola. Só assim poderíamos compreender quais são as reais possibilidades dessas crianças, lembrando que, para elas, a fase inicial é a porta de entrada para uma vida social mais ampla, longe do ambiente familiar. Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, peculiares à infância. Desta forma partimos de um diagnóstico com as famílias.

Objetivos

- Estimular nas crianças a manifestação da confiança no ambiente escolar vivenciando um bom processo de adaptação com trocas entre os colegas, educadoras e familiares.\n-Incentivar a participação das famílias em atividades realizadas na turma reforçando a qualidade da relação instituição-família que tem impacto direto na vida da criança.

Comunidade de Aprendizagem

- Famílias dos alunos e alunas. \n*Realizadores da construção do Carro de passeio coletivo.\n-Angela Cristine Perdoncini\n-Claudinei Quevedo da Silva\n-Cleber da Costa Piltz\n-Gilsomar Moraes Meireles\n-Jaime Gabriel Perdoncini\n-Jaqueline Gularte Barbosa\n-Jones Duarte Farias\n-Laercio Ribeiro\n-Leandro da Silva Lopes\n-Luana da Rosa Santos\n-Maria Madalena Veiga Martins Lyrio\n-Marinho Luis Beuren\n-Paulo Cezar Mainardi\n-Roberto Carlos Machado\n-Sandra Simplício da Silva Ramos\n-Tiales Braga da Silva\n-Valmir Kolling\n-Verônica Moreira Fernandes

Articulação com o currículo

Identidade e autonomia\nLinguagem\nMovimento\n Linguagem Oral\n Matemática\nMúsica\nArtes Visuais\nLinguagem Oral e Escrita\nNatureza e Sociedade\nValores (Cooperação...)


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Mercilda Lutz Borella

Turma
Berçário II A

Número de alunos
15

Educadores
Rosana Beatriz Manfio Pessotto\nIvanete Lissak Schüller\nSandra Simplício da Silva Ramos (visitadora)

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
James Damo

“O projeto Um, dois, três passinhos proporcionou a participação da família em diversas atividades aproximando-as do trabalho desenvolvido por nós na escola. Assim, desde os primeiros dias, os familiares foram convidados a permanecer na sala acompanhando a rotina, transmitindo confiança e segurança para as crianças. Ter a família sempre por perto permitiu um trabalho conjunto, compartilhando opiniões e colaborando com ideias que beneficiaram o grupo. O projeto reforçou o comprometimento, a cooperação, a cumplicidade e a confiança em prol dos pequeninos”.