Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“ADAPTAÇÃO e ESTIMULAÇÃO: Família e Escola, uma relação de confiança, amor e paciência”. Obrigada profs pelo carinho e pela responsabilidade que vcs tem com esses bebês que são a vida da gente.Esse cuidado não tem dinheiro que pague.Grata.\n-Obrigada profs pelo carinho e cuidado com nossos pequenos.\n-Que lindos.Parabéns pelo carinho e dedicação com cada um.Lívia tem saudades.\n-As profs são maravilhosas! O Bruno adora...Só temos a agradecer.\n-Parabéns profs pelo excelente trabalho feito com nossos bebês.Gratidão pelo cuidado,estimulação e carino por eles.
Laís Conceição;Debora Ethel Springer; Poliana Dessbesell;Angelica Pimmel;Cristiane Fischer | responsável
Pergunta Exploratória

Na sua opinião, como deve ser o período de adaptação do(a) seu (sua) filho(a) na Escola?

Expedição Investigativa

*Enviamos o questionário aos pais e da mesma forma observamos a adaptação dos bebês na sala de aula. Percebemos que eles precisam ser estimulados em termos de oralidade, sentidos e movimentos.

Objetivos

Contribuir para adaptação dos bebês, levando em consideração a confiança, o amor e a paciência.

Comunidade de Aprendizagem

Costureira (Vovó Maria Leontina Teixeira)\nProfessor de Educação Física;(Sidnei Piltz)

Articulação com o currículo

Proporcionar estímulos e segurança aos bebês que não conseguem sentar sozinhos.\nProporcionar aos bebês a identificação de diferentes sons (instrumentais, natureza e animais).\nIntroduzir diferentes alimentos para identificar os gostos, sabores e preferências;\nMastigação;\nSocializar com outras pessoas e outros ambientes; \nOuvir; \nCheirar; \nEngatinhar\nContar histórias utilizando fantoches, livrinhos de banho e pano.\nEstimular o relaxamento, o equilíbrio e a autoconfiança através do movimento. \nAdquirir confiança para realizar diversos movimentos:\nRolar no tapete\nArrastar, engatinhar e andar explorando os ambientes da sala.\nSentar, firmar-se e apoiar-se na barra de ferro e camas.\nRealizar a troca de fraldas e roupas conforme a necessidade, dando atenção especial ao bebê, passando-lhe segurança.\nIncentivar o desenvolvimento do balbuciar e da fala\nSentir texturas a fim de descobrir as diferentes sensações\nDatas comemorativas\n Semana farroupilha\n Semana da Pátria


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MERCILDA LUTZ BORELLA

Turma
BERÇÁRIO I

Número de alunos
15

Educadores
ALICE TEREZINHA SCHIRMER, CARLA ELIZABETH DRESCH PACHECO, ELISA DE OLIVEIRA CARDOZO, MIRIAN FREITAS DOS SANTOS, ROSANE ANDARA MEDEIROS LISSAK E ROSINEI OLIVEIRA.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Costureira (Vovó Maria Leontina Teixeira)\nProfessor de Educação Física;(Sidnei Piltz)

“A adaptação é uma etapa delicada na vida dos nossos pequenos, como também para os pais e familiares, por isso ela precisa acontecer de maneira planejada, gradativa e afetuosa para que todos se sintam seguros e confiantes. Sabemos também que nossos bebês estão descobrindo o mundo, e é através dos estímulos das múltiplas capacidades: sensoriais (desenvolvimento dos sentidos), psicomotoras (movimentos), cognitivas (desenvolvimento da memória, atenção, expressão,...) e socioafetivas (relacionamento com os outros e desenvolvimento da autonomia) que irão se desenvolver plena e harmoniosamente e nesse sentido o Projeto veio para auxiliar na nossa prática pedagógica.”