Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

FAMÍLIA E ESCOLA LAÇOS DE AMOR – Conhecendo-se e reconhecendo-se PAI O1: o trabalho realizado é muito legal, pois nosso menino gosta muito de tudo e reclama nos fins de semana, pedindo para ir na escolinha brincar com as profs e amiguinhos .; as atividades desenvolvidas deixam nossos pequenos bem espertos muito bom assim.\n\n_PAI 02: Nos gostamos muito de todos os cuidados e ensinos que tem na escolinha, somos grados pelo estimulo e carinho com nosso filho ,pois ele gosta muito de tudo e isso nos alegra, pois já desenvolveu muito, as atividades diferentes e o tempo dedicado mostra isso , quer falar , cantar e contar historias ,do jeito dele mas quer se comunicar e brincar.
Caciane Schirmer da silva e Marlize Aguiar Moraes | responsável
Pergunta Exploratória

Foi encaminhado para os pais: Questionário exploratório “meu diário” Com alunos: observação *o que me traz tranquilidade na escola? * o que me proporciona bem estar?

Expedição Investigativa

Entrega do questionário para os pais, para que possamos conhecer a rotina dos alunos em sua casa;\nCom alunos passeio no quiosque ao lado da pinguela, em frente da escola, para ver a reação dos alunos ao ar livre.\n Os alunos demonstram satisfação ao estar em liberdade de expressões e movimentos, correram, brincaram, gritaram , observaram a natureza ( rio Lambedor, árvores , pequenos animais dos vizinhos , integração com a comunidade...),sendo um momento de exploração e conhecimento do mundo que os cerca.

Objetivos

Fortalecer os laços de afetividade entre família e escola, a fim de tomar o ambiente, escolar e o familiar o mais parecido possível para que os alunos se sintam acolhidos conhecendo-se e reconhecendo-se como parte integrante do processo de ensino aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

-Famílias visitadas:\n-Rodrigo ,Elisa e Paulo Henrique Cardoso Meervald\n-Vó Fátima Braga , mamãe Raquel e Nathan \nPsicóloga : Aline Stecker

Articulação com o currículo

Linguagem do Cuidar; \nLinguagem do Acolhida e da despedida das crianças e seus familiares;\nLinguagem dos cuidados, sentimentos e afeto em geral;\n Linguagem da alimentação;\nLinguagem do sono;\nLinguagem do Brincar \n Linguagem do Tocar \nLinguagem da natureza \nLinguagem visual e verbal \nLinguagem gestual-corporal \n Linguagem do Participar \n Linguagem do Educar \n Linguagem do Expressar- se \n Linguagem da Comunicação \nLinguagem de Musicalidade\n Linguagem gestual-corporal\n Linguagem plástico\nMOMENTO CÍVICO. (estimular o sentimento e amor a Pátria )


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INTFANTIL MERCILDA LUTZ BORELLA

Turma
BERÇÁRIO II-B

Número de alunos
16

Educadores
DENIZE VON MULHEN TOEBE, LUANA TAINA CONCEIÇÃO, ANGELA DENIZE SCHNEIDER , BRUNA GIACOBO.DAIANE OLIVEIRA.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
-Famílias visitadas:\n-Rodrigo ,Elisa e Paulo Henrique Cardoso Meervald\n-Vó Fátima Braga , mamãe Raquel e Nathan \nPsicóloga : Aline Stecker

Ainda não concluímos todas as atividades propostas, trabalhamos com alunos bem pequenos, porem sentimos nos realizados nas conquistas adquiridas e conquistadas; conseguimos criar laços marcantes entre escola e família na construção desse elo de cooperação e integração; pois não somos nada sozinhos, e sim somos continuidade uns dos outros. Sentir a participação das famílias na realização das atividades é muito gratificante, pois demonstra envolvimento e confiança no trabalho realizado e desejo de melhorar o processo do ensino aprendizagem como um todo.