FAMÍLIA E ESCOLA LAÇOS DE AMOR – Conhecendo-se e reconhecendo-se
“ PAI O1: o trabalho realizado é muito legal, pois nosso menino gosta muito de tudo e reclama nos fins de semana, pedindo para ir na escolinha brincar com as profs e amiguinhos .; as atividades desenvolvidas deixam nossos pequenos bem espertos muito bom assim.\n\n_PAI 02: Nos gostamos muito de todos os cuidados e ensinos que tem na escolinha, somos grados pelo estimulo e carinho com nosso filho ,pois ele gosta muito de tudo e isso nos alegra, pois já desenvolveu muito, as atividades diferentes e o tempo dedicado mostra isso , quer falar , cantar e contar historias ,do jeito dele mas quer se comunicar e brincar.
Caciane Schirmer da silva e Marlize Aguiar Moraes | responsável
Pergunta Exploratória
Foi encaminhado para os pais: Questionário exploratório “meu diário” Com alunos: observação *o que me traz tranquilidade na escola? * o que me proporciona bem estar?
Expedição Investigativa
Entrega do questionário para os pais, para que possamos conhecer a rotina dos alunos em sua casa;\nCom alunos passeio no quiosque ao lado da pinguela, em frente da escola, para ver a reação dos alunos ao ar livre.\n Os alunos demonstram satisfação ao estar em liberdade de expressões e movimentos, correram, brincaram, gritaram , observaram a natureza ( rio Lambedor, árvores , pequenos animais dos vizinhos , integração com a comunidade...),sendo um momento de exploração e conhecimento do mundo que os cerca.
Objetivos
Fortalecer os laços de afetividade entre família e escola, a fim de tomar o ambiente, escolar e o familiar o mais parecido possível para que os alunos se sintam acolhidos conhecendo-se e reconhecendo-se como parte integrante do processo de ensino aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
-Famílias visitadas:\n-Rodrigo ,Elisa e Paulo Henrique Cardoso Meervald\n-Vó Fátima Braga , mamãe Raquel e Nathan \nPsicóloga : Aline Stecker
Articulação com o currículo
Linguagem do Cuidar; \nLinguagem do Acolhida e da despedida das crianças e seus familiares;\nLinguagem dos cuidados, sentimentos e afeto em geral;\n Linguagem da alimentação;\nLinguagem do sono;\nLinguagem do Brincar \n Linguagem do Tocar \nLinguagem da natureza \nLinguagem visual e verbal \nLinguagem gestual-corporal \n Linguagem do Participar \n Linguagem do Educar \n Linguagem do Expressar- se \n Linguagem da Comunicação \nLinguagem de Musicalidade\n Linguagem gestual-corporal\n Linguagem plástico\nMOMENTO CÍVICO. (estimular o sentimento e amor a Pátria )